Publicado em: 20/09/2023 - Última modificação: 20/09/2023 - 17:30

Itanhaém realiza ações em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

INCLUSÃO - A iniciativa visa conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta quinta-feira, 21 de setembro. Em homenagem a esta data, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes planejou uma série de atividades especiais, conforme a programação abaixo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Atualmente, Itanhaém atende 729 alunos com deficiência, oferecendo atendimento inclusivo e especializado por meio dos seguintes equipamentos intersetoriais: Centro Municipal de Reabilitação (CMR), Programa Cuidar e Centro Educacional Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Nossa cidade se empenha em proporcionar uma educação inclusiva e equitativa, sempre buscando formas de garantir o acesso, permanência e participação de todos na sociedade”, afirmou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

Neste ano, os alunos da educação especial inclusiva receberam um reforço significativo. As unidades escolares agora contam com o apoio de 160 profissionais de apoio à inclusão escolar, que auxiliam no desenvolvimento dos estudantes no dia a dia escolar. Além disso, foi criada uma plataforma, ainda em fase de testes, para auxiliar os estudantes não verbais na comunicação.

Acompanhe a programação:

Durante o mês de setembro, serão apresentados Podcasts com o tema “inclusão” no canal do Youtube, Top Litoral, que atua em parceria com a Secretaria de Educação. Na oportunidade, será abordado o trabalho inclusivo realizado nas Escolas Municipais:

21/09 – 10 horas – Tema: Dia da Pessoa com Deficiência – Nada Sobre Nós Sem Nós;

28/09 – 10 horas – Tema: O Trabalho em Parceria no Ensino do Aluno Surdo. Contará com a participação de uma professora de sala regular que tem alunos surdos em sala, um intérprete e uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

29/09 – 9 horas – Oficina de Beach Tênis para alunos com Deficiência Auditiva (DA), na Arena Praia de Esportes. A iniciativa ocorrerá durante a Copa Itanhaém de Beach Tennis.