Serviços
acessibilidade



Publicado em: 26/09/2023 - Última modificação: 26/09/2023 - 09:40
[email protected]

Itanhaém celebra Dia Nacional do Surdo com ações inclusivas

INCLUSÃO - Secretaria de Educação oferece atendimento especializado para alunos com deficiência auditiva



Compartilhar:

Nesta terça-feira (26), celebramos o Dia Nacional do Surdo, uma data importante que marca a criação da primeira escola de surdos no Brasil, localizada no Rio de Janeiro, em 1857. Em Itanhaém, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes tem o compromisso de lembrar sempre dos alunos com deficiência auditiva, garantindo um atendimento educacional especializado, buscando a inclusão e a eliminação de barreiras.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Atualmente, a cidade oferece um atendimento educacional especializado para 16 alunos com deficiência auditiva na rede de ensino municipal. Destes, sete utilizam a linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais), enquanto nove são oralizados e necessitam de ajustes no conteúdo da Língua Portuguesa.

Para assegurar que os alunos sejam atendidos da melhor forma possível, a rede municipal conta com dois professores especialistas em deficiência auditiva, que realizam o atendimento educacional especializado, e nove intérpretes alfabetizadores de Libras, que acompanham os alunos em sala de aula, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Visando fortalecer a inclusão e promover a disseminação da Língua Brasileira de Sinais, em 2022, a Secretaria de Educação inaugurou o Centro de Línguas, localizado no Centro da cidade, para alunos ouvintes e com deficiência auditiva (DA). Neste ano, o trabalho foi expandido com a abertura da segunda unidade, no bairro Belas Artes. Atualmente, cerca de 60 alunos estão sendo capacitados para se comunicarem em Libras.

“O conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais permite uma maior interação entre surdos e ouvintes com liberdade e autonomia. O Dia dos Surdos nos permite resgatar as conquistas históricas da comunidade surda e refletir sobre nossas ações, tanto como indivíduos quanto como sociedade, na busca por aprimorá-las”, destacou Estela Picon, intérprete alfabetizadora de Libras nos Centros de Línguas

PROGRAMAÇÃO – Em comemoração à data, a Secretaria de Educação realizará um Podcast na próxima quinta-feira (28), às 10 horas, onde serão abordados todos os trabalhos realizados na Rede Municipal de Ensino, contando com a participação de um aluno com deficiência auditiva. O programa será transmitido no canal do Youtube Top Litoral, em parceria com a Secretaria de Educação.

Já na sexta-feira (29), haverá uma oficina de Beach Tennis destinada aos alunos com Deficiência Auditiva (DA), que ocorrerá na Arena Praia de Esportes no Cibratel, como parte da Copa Itanhaém de Beach Tennis.