Publicado em: 26/09/2023 - Última modificação: 04/10/2023 - 10:00

Centro do TEA ganha sala de integração sensorial para crianças com autismo

DESENVOLVIMENTO - O novo espaço foi projetado para oferecer estímulos sensoriais, táteis e visuais, ao mesmo tempo que promove o movimento do corpo com segurança e criatividade

Piscina de bolinhas, parede de escalada, almofada sensorial, equipamentos suspensos e rolos. Estes são alguns dos vários equipamentos utilizados na nova sala de Integração Sensorial (IS) implantada recentemente no Centro Educacional Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Izabela Luz Leite Pestana.

Voltado para apoiar o processo de aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de 1 ano e seis meses até 5 anos e 11 meses de idade, o espaço foi projetado para oferecer estímulos sensoriais, táteis e visuais, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento do equilíbrio, posicionamento e movimento do corpo com segurança e criatividade.

De acordo com a diretora do Centro TEA, Daila Fernandes, todos os elementos foram cuidadosamente escolhidos para criar um ambiente que ajuda a criança a explorar seus sentidos, aprender sobre seu corpo e desenvolver habilidades importantes de maneira divertida e segura.

“Essa sala de Integração Sensorial é valiosa para crianças com TEA, pois ajuda a melhorar sua capacidade de processar informações sensoriais, promovendo um ambiente de aprendizado mais confortável e eficaz. É um passo importante na direção de apoiar o desenvolvimento e o bem-estar de crianças com necessidades especiais”, explicou.

Inaugurado em 2022, o Centro Educacional Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) já é considerado uma referência na região por causa de suas boas práticas de desenvolvimento infantil e inclusão. Criado pela Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, para atender alunos regularmente matriculadas na Rede Municipal de Ensino, o equipamento oferece às crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ações complementares às atividades escolares com o objetivo de melhorar o seu desenvolvimento e socialização.