Publicado em: 01/12/2023 - Última modificação: 12/12/2023 - 21:49

Itanhaém testa plataforma de comunicação para alunos com deficiência

INOVAÇÃO - Desenvolvida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a plataforma que ainda está em período de testes será implantada em toda a Rede Municipal de Ensino

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com deficiência, celebrado neste domingo (03), a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e o Programa Cuidar, apresenta ainda em período de testes, uma iniciativa pioneira na educação do município: a Plataforma de Comunicação Suplementar Alternativa. O objetivo principal é facilitar a comunicação de estudantes com deficiência que enfrentam desafios na comunicação convencional.

Com a nova plataforma, o aluno usará as figuras na tela do tablet para expressar seus desejos, opiniões e tudo o que poderia se comunicar com a fala convencional.

Com a supervisão dos educadores, o aluno com deficiência aprenderá a compreender as figuras que representam a fala. Dessa forma, poderá utilizar o novo programa em casa, nas terapias e em todos os ambientes que acessar.

“Com a nova plataforma o aluno consegue expressar seus desejos, opiniões e tudo o que a fala convencional dá direito. É a voz do aluno que ainda não desenvolveu a fala convencional”, explicou Natália Garzin, assessora de orientação educacional da Educação Especial.

A concepção da plataforma surgiu ao observar as dificuldades ou a ausência de comunicação convencional enfrentadas por muitos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Um destaque especial foi dado aos alunos com transtorno do espectro autista não verbais, que muitas vezes experimentam crises e comportamentos disruptivos devido à falta de comunicação.

“Com as dificuldades observadas, tornou-se importante encontrar uma solução eficaz e equitativa para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de serem compreendidos, dando voz àqueles que não têm. Embora existam várias plataformas com objetivos semelhantes, Itanhaém desenvolveu a sua própria, adaptada às necessidades específicas dos alunos do município”, enfatizou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

A iniciativa ganhou vida durante o programa contínuo “Tempo de Incluir”, iniciado em 2022, envolvendo professores e gestores da Rede Municipal de Ensino. Em 2023, a formação evoluiu para oficinas destinadas a professores de educação especial e técnicos dos programas multidisciplinares, capacitando-os para uma nova abordagem de comunicação.

O setor de tecnologia educacional desempenhou um papel fundamental ao transformar recursos tradicionais impressos em materiais digitais e interativos.

A plataforma inovadora está sendo implementada em quatro unidades escolares municipais: E.M Profª Maria da Penha Correa Sanches, E.M Profª Lidia Martha F. Gianotti, E.M Professora Maria Graciette Dias e EM Prof. Carlos Augusto Guimarães da Silva, abrangendo salas regulares e salas de Atendimento Educacional Especializado, além do Centro Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Programa Cuidar.

“Meu filho de cinco anos foi diagnosticado no espectro autista há cerca de um ano. É muito bacana a atitude do desenvolvimento dessa plataforma para comunicação alternativa, afinal, isso mostra um olhar atencioso quanto às crianças com necessidades especiais”, ressaltou Aline Santos de Campos, de 35 anos, mãe do aluno Arthur Maciel da Escola Municipal Edson Baptista.

Ainda em período de teste, a plataforma logo estará disponível para toda a rede de ensino que necessitar do recurso.

Comunicação Alternativa Suplementar – A Comunicação Suplementar e Alternativa é uma área clínica que visa compensar, temporária ou permanentemente, as dificuldades de indivíduos com distúrbios severos de expressão, como prejuízos severos de fala, linguagem e escrita. Os sistemas de Comunicação Alternativa podem ser acústicos, gráficos, gestuais, expressões faciais, movimentos corporais e táteis.