Publicado em: 06/12/2023 - Última modificação: 26/12/2023 - 11:02

Alfabetizar na Prática capacita professores e melhora a qualidade da alfabetização

EDUCAÇÃO - O Programa já beneficiou quase 4,5 mil alunos do pré II, 1º e 2º anos do ensino fundamental

O Programa Alfabetizar na prática beneficiou entre 2022 e 2023, quase 4,5 mil alunos do pré II, 1º e 2º anos do ensino fundamental. Para isso, contou com os esforços de 309 professores e 42 assessores que participaram efetivamente do programa que visa aprimorar a formação pedagógica e a qualidade da alfabetização na rede municipal de ensino.

Foram realizados 54 encontros com os educadores, entre presenciais e online. Para cada conteúdo trabalhado o projeto apresentou propostas de atividades que foram consolidadas em sala de aula, elucidando o diálogo entre teoria e prática.

As atividades e jogos desenvolvidos para os alunos valorizaram o lúdico, com cores vibrantes, desenhos e personagens, na intenção de que a criança aprenda brincando e se divertindo enquanto estuda. Vale ressaltar que conteúdos abordados são baseados em evidências científicas.

“Este programa veio para aprimorar a qualidade da alfabetização na rede municipal de ensino. Buscamos a cada dia maior eficiência e inovação na maneira de ensinar, e a capacitação de professores é essencial para o sucesso dos nossos alunos”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.