Serviços
acessibilidade



Publicado em: 05/02/2024 - Última modificação: 23/02/2024 - 15:59
[email protected]

SAMU recebeu mais de 3 mil trotes em 2023; brincadeira de mau gosto pode prejudicar vidas

COMPROMISSO - O número de trotes foi reduzido em mais de 30% nos últimos três anos devido aos processos de trabalho ativos na Central de Regulação de Urgência (CRU)



Compartilhar:

Você sabia que a cada solicitação falsa uma vida deixa de ser socorrida? Sabia também que ocorrências podem mobilizar o deslocamento de outros serviços como a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros? Dados capturados no ano de 2023 apontam que das 62.694 chamadas atendidos pela regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itanhaém, 3.139 foram trotes.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Além de ser considerado crime, todos os números que ligam para a central ficam registrados e a cada ligação o sistema mostra quantas solicitações falsas já foram feitas. O número de trotes foi reduzido em mais de 30% nos últimos três anos devido aos processos de trabalho ativos na Central de Regulação de Urgência (CRU).

A Central de Regulação do SAMU Regional Litoral Sul de Itanhaém é responsável pelas ligações dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Pedro de Toledo.

ATENDIMENTO – Tão ágil quanto às ambulâncias deve ser o atendimento telefônico realizado pela central de regulação. Durante uma ocorrência, o solicitante não percebe que sua chamada passa por técnicos auxiliares de regulação médica que indicam a emergência e passam imediatamente para o médico regulador.

O profissional realiza um diagnóstico primário e classifica a urgência para o deslocamento da unidade móvel. Todas as ocorrências são classificadas por grau de urgência que correspondem às cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul. Sendo vermelha (emergência), laranja (muito urgente), amarela (urgente), verde (urgência de prioridade baixa) e azul (urgência de prioridade mínima).