Publicado em: 21/02/2024 - Última modificação: 27/02/2024 - 09:54

Alunos de Itanhaém  conquistam medalhas em nível nacional e regional da OBMEP

OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática destaca talentos e promove o estudo da matemática em todo o país

Nesta quarta-feira, dia 21, os estudantes de Itanhaém medalhistas da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram recepcionados no gabinete do prefeito. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a premiação trouxe destaques para a cidade em nível nacional e regional.

Nesta edição, Ana Carolina Lopes Reis, aluna da EM Profª Maria Aparecida Soares Amêndola, foi premiada com a medalha de Prata Regional; o aluno da EM Noêmia Salles Padovan, Nemécio da Rocha Lima Filho, garantiu a medalha de Bronze Nacional, enquanto Taylor Oliveira Ramos, aluno da EM Profª Silvia Regina Schiavon Marasca, conquistou a medalha de Prata Nacional.

“Eu achava que era uma realidade muito distante de mim, quando passei para a segunda fase, caí na real, estudei como nunca, e aqui estou. Tenho o sonho de entrar na ETEC, e estava com medo de não passar, agora, visto esse meu desempenho na OBMEP, me sinto muito mais preparada e confiante”, afirmou a estudante Ana Carolina.

Nemécio conta que estudou vendo vídeos de ex-medalhistas de como resolviam determinadas questões e treinou muito com provas anteriores. “No dia fiz a prova com calma devido a todo o estudo que tinha feito. Quando recebi o resultado foi muito gratificante ver que todo o meu esforço valeu a pena”.

“O preparo foi divertido pegava um horário do dia e pesquisava sobre provas anteriores para me preparar para o que estava por vir. Foi bem animador receber a notícia que consegui estar numa boa colocação com jovens de todo o país”, explicou Taylor.

A OBMEP tem como objetivo incentivar o estudo da matemática no país, identificar talentos entre os jovens estudantes e promover a inclusão social por meio do compartilhamento de conhecimento.