Publicado em: 01/04/2024 - Última modificação: 01/04/2024 - 15:22

Itanhaém sedia Oficina Regional para discutir o futuro da gestão de resíduos sólidos

ENCONTRO - Reunirá representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CONSAÚDE)

Itanhaém recebe nesta quarta-feira (03), a partir das 14 horas, na Câmara Municipal, a 4ª Oficina Regional Pública de Trabalho para análise e complemento do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).  A Câmara está localizada na Rua João Mariano Ferreira,229, Vila São Paulo.

O evento reunirá representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CONSAÚDE) para discutir e aprimorar o PIGIRS, um instrumento fundamental para a gestão eficiente dos resíduos sólidos na região.

O PIGIRS é um documento técnico elaborado com a participação da sociedade civil, que detalha o tipo e a quantidade de resíduos gerados em cada município, bem como os serviços de coleta, transporte, reciclagem, destinação final e tratamento. Será um dos principais e mais importantes instrumentos de planejamento para a estruturação do setor público na gestão de resíduos sólidos da região.

Integram a iniciativa Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itanhaém, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Mongaguá, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras e Tapiraí. O objetivo é estabelecer um sistema regional integrado e sustentável para a gestão dos resíduos sólidos, promovendo a proteção ambiental, a saúde pública e a qualidade de vida da população

Liderado pelo CONSAÚDE, o projeto tem coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI), vinculada à Casa Civil do governo Federal, com financiamento do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP) e estruturação da CAIXA.