Publicado em: 13/05/2024 - Última modificação: 13/05/2024 - 16:47

Dia das Mães na Clínica da Alma: Cachorrinha Ronda leva alegria e amor aos idosos

SOCIAL - Além da interação com a cachorra da GCM, a visita proporcionou um momento emocionante com as mulheres do abrigo, em alusão ao Dia das Mães

Na última sexta-feira (10), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itanhaém levou a cachorrinha Ronda para visitar as duas unidades da Clínica da Alma, localizadas no Gaivota e Bopiranga, em um momento especial para celebrar o Dia das Mães. A iniciativa teve como objetivo proporcionar um pouco de alegria e descontração aos idosos, além de utilizar a cinoterapia (terapia com animais) para auxiliar em seus tratamentos.

A Ronda, uma Border Collie dócil e treinada, já participou de diversas ações, como caminhadas, apresentações em escolas e eventos, e visitas à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE).

Para a assistente social Janaina Elisa Muza, a interação com animais é fundamental para o desenvolvimento dos idosos: “Eles se sentem acolhidos, pertencentes ao local e vivos de novo. A Ronda ajuda a resgatar o contato com a sociedade que alguns idosos perderam.”

A GCM Nunes, que coordena o projeto com o CGM Barbosa, destaca a importância da cinoterapia para o desenvolvimento psicomotor dos idosos: “Promove o resgate da autonomia, o desenvolvimento psicomotor, lúdico e sensorial, além de trazer alegria.”

Além da interação com a Ronda, as mulheres da Clínica da Alma receberam uma rosa dos guardas municipais em homenagem ao Dia das Mães. Um momento emocionante que celebrou o amor, a compaixão e a importância da família.

CLÍNICA DA ALMA – A Associação de Amparo à Moradia “Clinica da Alma” é uma Organização da Sociedade Civil que realiza serviços de utilidade pública há 18 anos, no município de Itanhaém. Os serviços executados pela Associação visam proporcionar uma vida de qualidade para os idosos e fazem parte de um trabalho social extenso, com uma equipe capacitada, realizando trabalhos voltados a idosos em situação de risco social, situações de violência, negligência, vulnerabilidade, deficiências decorrentes de doenças e/ou lesões, proporcionando-lhes acolhimento, proteção, dignidade e acesso a rede sócio assistencial.