Publicado em: 28/06/2024 - Última modificação: 28/06/2024 - 16:31

Proerd forma alunos das redes municipal e particular nesta sexta-feira (28)

CONSCIENTIZAÇÃO - Cerca de 460 alunos fizeram parte da cerimônia, que aconteceu no Iate Clube

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) formou, nesta sexta-feira (28), cerca de 460 alunos das escolas municipais e particulares da Cidade. A iniciativa, que consiste na orientação e conscientização das crianças sobre o uso de drogas e a prática da violência, tem como objetivo a contribuição na formação de cidadãos conscientes. A cerimônia aconteceu no Iate Clube no período da manhã.

Confira as fotos

O programa, que é uma realização da Policia Militar do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Itanhaém, instruiu os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao longo do primeiro semestre, mostrando os efeitos negativos das drogas e ensinando as diferentes formas de dizer não a elas.

Adriana Guedes, mãe de um aluno que participou do Programa pela EM Osmar Rodrigues, destacou a importância da iniciativa na formação de seu filho. “Eu tenho quatro filhos e todos já participaram do PROERD. Eu sou muito grata a ele, pois é um programa que ajudou bastante na instrução deles, para não irem para o caminho errado, de más companhias, que infelizmente tem em todo lugar”, afirmou.

Aluno da EM Osmar Rodrigues, Elber Gabriel Gonçalves de Oliveira, de 10 anos, comentou sobre o que aprendeu no programa. “Aprendi que não temos que aceitar as drogas, pois elas são coisas ruins, que acabam com nossas vidas e não tem porque usar”, explicou.

As escolas participantes foram: EM Osmar Rodrigues, EM Profª Filomena Dias Apelian, EM Elga Reis, EM Profª Silvia Regina Schiavon Marasca, EM Eugênia Pitta Rangel Veloso, Colégio Evolução e Colégio Albert Einstein.

PROERD – O programa que integra policiais militares no âmbito escolar a fim de orientar crianças e adolescentes é uma adaptação brasileira do programa americano Drugs Abuse Resistence Education (DARE), que surgiu em 1983. No Brasil, a iniciativa foi implantada em 1993, no Rio de Janeiro.

Palavras-chave: , ,