Publicado em: 01/07/2024 - Última modificação: 01/07/2024 - 11:57

Itanhaém conquista selo Prata de Programa Estadual de Boas Práticas em HIV/AIDS

CERTIFICADO - 160 municípios participaram da premiação. As cidades foram avaliadas por meio de 54 indicadores. Itanhaém atingiu a pontuação 2,5, sendo contemplado com o selo Prata

Itanhaém recebeu no último dia 26 de junho o selo Prata em Boas Práticas em HIV/AIDS, devido a melhoria apresentada nos indicadores avaliados para o enfrentamento do HIV. A Premiação ocorreu no Fórum de Dirigentes, realizado pelo Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo.

O Programa de Qualificação de Boas Práticas é uma estratégia do Programa Estadual de IST/Aids de São Paulo para fortalecer a gestão e a rede de IST/Aids no SUS, de modo a aprimorar as ações de promoção, prevenção, diagnóstico, vinculação, assistência e tratamento do HIV/Aids em todo o Estado.

160 municípios do estado de São Paulo participaram da premiação, dividida nas categorias ouro, prata e bronze. As cidades foram avaliadas por meio de 54 indicadores como acesso aos testes-rápidos, acesso às prevenções como a PEP e a PREP; ampliação da distribuição de preservativos; monitoramento de usuários em tratamento; preenchimento de fichas de notificações completos, dentre outros.

Durante todo ano de 2023, Itanhaém participou de diversas reuniões regionais, municipais e planejamentos de ações e metas com o intuito de qualificar os indicadores. Ao final do ano, o Município atingiu a pontuação 2,5, sendo contemplado com o selo Prata.

“Essa conquista foi um passo muito importante para o aperfeiçoamento das ações de contínuo cuidado com os usuários de todo SUS. A qualificação do serviço prestado resulta em melhoria nos acessos às informações, aos insumos de prevenção, ao tratamento, a vinculação dos usuários nas unidades, para que todos possam se sentir acolhidos e saberem que existem profissionais comprometidos em ofertar um SUS de qualidade e compromisso. Agradecemos o Programa Estadual pela oportunidade de participar do Programa e por todo o apoio prestado durante o processo”, destacou Marinna Ciconetti, coordenadora do programa IST/Aids e Hepatites virais do Município.

Palavras-chave: , , , ,