Publicado em: 16/10/2024 - Última modificação: 16/10/2024 - 16:51

Premiada, Banda Marcial de Itanhaém celebra 50 anos de história

TRADIÇÃO - Fundada em 1974 e instituída por Lei em 1987, a Banda coleciona diversos títulos em concursos e festivais ao redor do país

Meio século trazendo música e alegria à população, a Banda Marcial Municipal de Itanhaém (BAMIT) Narciso de Oliveira Filho celebra, nesta quarta-feira (16), 50 anos de existência. Embora tenha sido instituída oficialmente por Lei em 1987, a Banda teve sua inauguração em 1974, quando se apresentou pela primeira vez no desfile de 442 anos de Itanhaém.

Elemento fundamental da tradição Itanhaense há muitas gerações, a prestigiada Banda desempenha um papel fundamental na formação de músicos na Cidade, sejam amadores ou profissionais, e, acima de tudo, na formação de cidadãos. Ainda hoje, ela continua revelando novos talentos e enriquecendo a cultura musical do Município com incríveis apresentações. Desenvolve ainda há 5 anos, o projeto “Difusão Musical”, com o propósito de compartilhar a música instrumental em diferentes bairros da Cidade.

Regida desde 1998 pelo maestro Sérgio da Silva Almeida, a Banda Marcial coleciona diversos títulos em concursos e festivais ao redor do Brasil, se tornando uma das mais consagradas da região. Atualmente é formada por 80 componentes e tem quase 100  alunos na escolinha de  iniciação musical e coreografias.

“Com a colaboração de todos pudemos manter viva esta tradição, um grupo coeso e duradouro, onde projetou muitos músicos ao profissional e formou muito cidadão de bem. A banda com seus 50 anos tem muita relevância dentro do Município pelos serviços prestados e merece tudo que conquistou”, destacou o maestro, compositor e coordenador Sérgio da Silva Almeida.

A BAMIT continua trabalhando em seus projetos, renovando-se a cada dia. Cada nota na partitura, cada aula ministrada, cada apresentação realizada e cada novo aluno que se junta a esta jornada são oportunidades de crescimento e aprendizado.

DIFUSÃO MUSICAL – Projeto criado com o objetivo de levar aos munícipes música instrumental por meio de  concertos, desfiles, apresentações, nos lugares mais remotos e menos desassistido.

DIFUSÃO NAS ESCOLAS – Projeto que atende em especial a Rede Municipal de Ensino, projetos sociais, com apresentações temáticas de forma Didática.

PROJETO MÚSICOS DO FUTURO – Com a Banda Mirim, com crianças e adolescentes que chegam a 6 meses de aula e já são preparados por meio de uma banda experimental l, visando o ingresso na Banda Marcial.

PREMIAÇÕES – Muitos anos de história, ações, conquistas e muita música. Foram várias conquistas: tetracampeã do Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Santos (2016, 2017, 2018 e 2019), campeã geral do Concursos de Caieiras – SP (2016), campeã geral pelo Festival Estudantil da cidade de São Paulo em São Mateus –SP (2009), tetracampeã Nacional em Goiânia-GO (1993,1994 e 1999), campeã geral na Final do 1º Circuito de Bandas e Fanfarras do Vale do Ribeira –Cubatão (2004), entre outros.

Palavras-chave: , , ,