Publicado em: 24/10/2024 - Última modificação: 24/10/2024 - 14:02

Confira as sessões de cinema do Pontos MIS para outubro

CULTURA - As sessões são gratuitas e acontecem na USF Guapurá, no Gabinete de Leitura José Rosendo, na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim e no Centro Comunitário Osmar Fernandes Essencio

Itanhaém recebe, a partir desta sexta-feira (25), quatro sessões de cinema do programa Pontos MIS. Por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém, todas as sessões são gratuitas e acontecem na USF Guapurá (Rua Benedito Gonçalves Mendes, 47 – Guapurá), no Gabinete de Leitura José Rosendo (Praça Carlos Botelho, 149 – Centro), na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim (Rua Cunha Moreira, 71 – Centro) e no Centro Comunitário Osmar Fernandes Essencio (Rua Santa Catarina, 160  – Balneário Gaivota).

Na sexta-feira (25), a partir das 19 horas, o Centro Comunitário Osmar Fernandes Essencio realizará a projeção do documentário nacional “Passo a Passo: A História do Ballet de Paraisópolis” (2023), de Raphael Scire. Este documentário conta a história do Ballet Paraisópolis em 2022, 10 anos após sua criação, por meio de sua fundadora, a coreógrafa, bailarina e professora Monica Tarragó, que abre seu acervo de uma década e mostra como seu sonho de fazer algo para mudar a situação de vulnerabilidade e desigualdade em Paraisópolis se tornou uma história sobre arte, resistência e esperança em uma das maiores favelas de São Paulo.

Já no dia 29 de outubro, a partir das 9 horas, a USF Guapurá recebe o clássico nacional “A Hora da Estrela” (1985), de Suzana Amaral, em uma versão remasterizada. Baseado no romance de mesmo título de Clarice Lispector, o filme conta a história de Macabéa, uma jovem feia e órfã solta no mundo aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. Acompanhamos então a estória do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande.

Já no próximo dia, 30 de outubro, a partir das 15 horas, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim também exibirá “A Hora da Estrela”.

Para finalizar a programação, no dia 31 de outubro, a partir das 19 horas, o Gabinete de Leitura José Rosendo recebe o clássico de terror “A Noiva de Frankstein” (1935), de James Whale. Depois de se recuperar dos ferimentos causados por um criminoso ataque sobre si e sua criação, o Dr. Frankenstein planeja parar suas demoníacas experiências, mas quando um cientista louco, o Dr. Pretorius, sequestra sua esposa, ele precisa retomar seus experimentos e ajudá-lo na criação de uma companheira para a criatura. Enquanto isso, o monstro continua fugindo daqueles que desejam o destruir sem entender que suas intenções são boas apesar da falta de socialização e de autocontrole.

PONTOS MIS — É um programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Em operação há mais de uma década, colabora com municípios do estado promovendo programações culturais atualmente em 120 cidades. Uma das principais iniciativas é o uso de equipamentos culturais públicos para oferecer sessões de cinema gratuitas, permitindo o fácil acesso e a circulação descentralizada de diferentes obras cinematográficas. Além das sessões de cinema, o programa oferece oficinas audiovisuais, palestras, exposições fotográficas e formação em gestão cultural.

Palavras-chave: , , , ,