[email protected]
Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deixa município em risco de surto para infestação do Aedes Aegypti
PREVENÇÃO - Itanhaém apresentou um índice geral de 4,2%, considerado como risco de surto. Os índices são classificados entre satisfatório (até 1%), alerta (de 1% até 3,9%) e risco (acima de 3,9%)

Com o objetivo de quantificar a infestação do mosquito em todas as áreas do município para prevenir a proliferação do Aedes Aegypti, os agentes de Combate a Endemias da Prefeitura de Itanhaém realizaram no mês de fevereiro a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), e o Município apresentou índice de 4,2%, considerado como risco de surto.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A Avaliação de Densidade Larvária (ADL) acontece por amostragem, o sistema SisaWeb, do Ministério da Saúde, sorteia as quadras a serem trabalhadas pelos agentes de Endemias, que realizam as ações em pelo menos cinco residências de cada quarteirão escolhido. Os índices são classificados entre satisfatório (até 1%), alerta (de 1% até 3,9%) e risco (acima de 3,9%).
Itanhaém apresentou um índice geral de 4,2%, a região em que apresentou o maior índice foi a área 1, correspondente aos bairros do Ivoty, Centro, Satélite, Suarão e Marrocos (lado praia), com 5,43%.
A área 4, que no lado praia fica entre o Cibratel, Tupy, Bopiranga, Jamaica, Gaivota, partindo das ruas Gonçalo Monteiro, Goiânia e Goiás, e no lado morro partindo da Tamoios, corresponde aos bairros Jd. Anchieta, Jd. São Fernando, Jd. Regina, Luizamar, Rio Preto, Gaivota e Marambá, apresentou o menor índice de infestação do mosquito, com 2,02%.
O resultado na área 2, entre Cidade Anchieta, Laranjeiras, Oásis, Tropical, Nossa Senhora do Sion, Aguapeú, Suarão e Vila Loty (Lado morro), foi de 5,23% e na área 3, entre Praia do Sonho, Belas Artes, Guapiranga, Cibratel, Cibratel II, Coronel e Chacara Cibratel, ficou em 3,85%.
O prazo para realização do ADL é de no mínimo 15 dias e no máximo de um mês, durante esse período os agentes fazem o levantamento das áreas mais infestadas.
Palavras-chave: ADL, aedes aegypti, agentes de endemias, combate à dengue, dengue
Mais Notícias
-
21/06/2022
Vacinação contra Influenza A (H1N1) para população geral já acontece em Itanhaém -
17/04/2025
1ª Serenata a Itanhaém celebra os 493 anos da cidade com música e tradição no Centro Histórico -
17/04/2025
Belas Artes e Jardim Oásis ganharão novas Unidades de Saúde da Família -
17/04/2025
Festival de Paramotor acontece entre os dias 24 e 27 em comemoração aos 493 anos de Itanhaém -
17/04/2025
Confira as sessões de cinema do Pontos Mis para abril -
17/04/2025
Copa Itanhaém de Futevôlei acontece neste sábado (26)