Serviços
acessibilidade



Publicado em: 23/04/2025 - Última modificação: 23/04/2025 - 10:29
[email protected]

Pinacoteca Municipal recebe exposição “Entre Conexões e Destinos”, de Wadson Silva

CULTURA - A exposição tem início nesta terça-feira (22), a partir das 18 horas, em um evento de abertura com o artista e autor das obras



Compartilhar:

A Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi recebe exposição “Entre Conexões e Destinos”, de Wadson Silva, a partir desta terça-feira (22). Um evento de abertura será realizado no dia, a partir das 18 horas, com um bate-papo entre o artista e o público. A exposição pode ser visitada das 9 às 17 horas, de terça-feira a sábado, até o dia 21 de maio. A Pinacoteca fica localizada na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Composta por 10 pinturas em acrílico sob tela, “Entre Conexões e Destinos” é uma travessia poética e visual que aborda questões urgentes sobre identidade, pertencimento e os desafios de existir em um mundo em constante transformação. Com seu estilo “Abstrato Lírico”, o artista visual de 32 anos, Wadson Silva, nos convida a uma profunda reflexão sobre o que nos mantém conectados.

Realizadas na França no final de 2024, as pinturas reúnem as diversas inspirações da vida do artista, em suas viagens pelo Brasil e Europa. “essa série se baseia na minha trajetória como artista, viajante e de ser humano em busca de sentido. Entre as viagens que fiz dentro do Brasil, até as viagens feitas na Europa, onde deixei minha marca, voluntariamente e involuntariamente, sendo marcado também por várias culturas diferentes”.

Através de uma série de obras autorais, a exposição propõe uma imersão em histórias que tocam a espiritualidade, as memórias coletivas e a ancestralidade. Do sol que nos dá energia à terra que nos sustenta, das raízes familiares que nos fortalecem às estruturas que nos oprimem, cada pintura revela um delicado equilíbrio entre tradição e modernidade.

Atualmente morando na França, Wadson voltou para a cidade onde foi criado e que ainda lhe serve de inspiração, Itanhaém, para expor sua arte. Sobre sua relação com a cidade, o artista explica: “é muito profunda, algo que é difícil explicar. Consigo dizer que Itanhaém me traz um mar de emoções, onde é impossível aceder todas elas para não se afogar. Ter Itanhaém e sua natureza como uma base de inspiração artística, fez e faz toda a diferença em minha vida. Aqui é um lugar de cura e reconexão para mim”.

SOBRE O ARTISTA – Wadson Silva é um artista plástico e educador brasileiro. Nascido em Santos, foi criado em Itanhaém. Desde a infância, demonstrou uma conexão profunda com a arte, quando aos 5 anos já desenhava em areia molhada e, aos 10, teve seu primeiro contato com materiais artísticos. Com mais de 20 anos de trajetória artística, Wadson desenvolveu uma produção diversa que abrange pintura, desenho, escultura e audiovisual.

Ao longo de sua carreira, Wadson já realizou mais de 10 exposições em locais como o Brasil, Portugal e França — com destaque para o Carrousel du Louvre (Paris), o SESC Santos, a Pinacoteca Alfredo Volpi (Itanhaém), Diadema (SP) e La Rochelle (França). Estima-se que tenha produzido mais de 500 obras originais, entre pinturas, ilustrações e composições audiovisuais.

Além de artista, Wadson é um educador cultural ativo. Desde 2010, atua em projetos sociais, escolas, ONGs e comunidades tradicionais, incentivando crianças e jovens — especialmente em situação de vulnerabilidade — a se expressarem e se reconhecerem por meio da arte.


Palavras-chave: , , ,