Serviços
acessibilidade



Publicado em: 24/05/2025 - Última modificação: 24/05/2025 - 13:50
[email protected]

Esporotricose: saiba o que é e quais são os cuidados necessários para prevenir a doença

SAÚDE - A doença exige atenção, especialmente em gatos, que são mais suscetíveis a formas graves e podem atuar como transmissores do fungo



Compartilhar:

A esporotricose é uma doença causada por um fungo presente no solo, madeira, restos de vegetais e outros materiais orgânicos. É considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida entre animais e seres humanos, exigindo atenção e cuidados.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A doença exige atenção, especialmente em gatos, que são mais suscetíveis a formas graves e podem atuar como transmissores do fungo. Os felinos costumam contrair a doença ao enterrar fezes ou afiar as unhas em locais contaminados. Também pode ocorrer por arranhões e mordidas.

Os sintomas são feridas na pele, geralmente no focinho, patas e cabeça. As lesões começam como nódulos indolores e evoluem rapidamente para feridas com secreção.

Em humanos, o contágio acontece ao manusear animais infectados ou entrar em contato com solo, palha, espinhos e madeira contaminados. Os sintomas são pequenos nódulos vermelhos, que podem evoluir para úlceras, principalmente nas mãos e braços. A doença pode se apresentar de forma localizada (cutânea) ou disseminada, afetando outras partes do corpo.

PREVENÇÃO- Para se prevenir da doença é necessário usar luvas ao lidar com animais doentes ou ao mexer com terra; manter os animais em ambientes controlados, sem acesso à rua;  lavar as mãos com água e sabão com frequência; utilizar EPIs descartáveis, como luvas e sacos plásticos para materiais contaminados; descartar corretamente os materiais usados, borrifando com hipoclorito de sódio a 1% e utilizando sacos duplos; higienizar bem utensílios, potes e superfícies com desinfetantes autorizados pela Anvisa e evitar o contato entre gatos que não convivem juntos, prevenindo brigas e a disseminação do fungo.

Outra medida importante de combate à esporotricose é a castração dos animais.

CASTRAÇÃO- A Prefeitura de Itanhaém oferece castração gratuita para toda a população, mediante agendamento no Departamento de Proteção Animal. Os tutores interessados devem apresentar o RG, Comprovante de residência e Cartão do SUS.

A Prefeitura de Itanhaém, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal, está oferecendo gratuitamente:

  • Exame para detecção de esporotricose, mediante apresentação do CadUnico.
  • Medicação de itraconazol, mediante prescrição do médico veterinário.

Confira como ter acesso:

Consulte um veterinário de sua confiança. Se houver suspeita de esporotricose, o profissional deverá prescrever itraconazol e solicitar o exame da doença. Após isso, é necessário ir até o Departamento de Bem-Estar Animal com a receita médica válida, documento com foto, CPF, comprovante de residência em Itanhaém e comprovante do CadÚnico e então, retirar o kit para exame que contém um swab, um tubo para amostra e uma ficha de anamnese. A coleta deve ser feita por um médico veterinário e o animal deve estar sem usar itraconazol por 10 dias. Caso o tratamento não tiver iniciado, a coleta deve ser feita antes de começar a medicação.

O próximo passo é entregar a amostra no Departamento de Bem-Estar Animal, junto com a ficha de anamnese preenchida e receita atualizada. O prazo é de até 48 horas após a coleta. A entrega é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 14h30. As amostras serão enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, e o resultado estará disponível em até 30 dias.

Para mais informações, basta ir à sede da Prefeitura, localizado na Av. Washington Luiz, nº 75, Centro e procurar pelo Departamento de Bem-Estar Animal, no bloco III, 2º andar, sala 36.


Palavras-chave: , , , ,