Serviços
acessibilidade



Publicado em: 28/07/2025 - Última modificação: 28/07/2025 - 16:23
[email protected]

Itanhaém participa da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

IGUALDADE - Representada por lideranças de matriz africana, cidade reforça compromisso com políticas públicas voltadas à equidade racial



Compartilhar:

Itanhaém marcou presença na 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada no último fim de semana no Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O município foi representado por dois líderes de matriz africana: o Babalorixá Paulo D’Oṣùn, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), e a Yalorixá Ifákemi Carla D’Oṣùn, presidenta do Centro Cultural Ilé Àṣẹ Omim Yalodê Olá.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

A conferência estadual é etapa preparatória para a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que acontecerá entre os dias 15 e 19 de setembro, em Brasília, e que também contará com a participação de Itanhaém.

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o encontro discutiu os caminhos para superar desigualdades históricas no Brasil. A cidade leva ao debate sua experiência na construção de políticas públicas por meio da mobilização social e da escuta ativa.

Em junho, Itanhaém já havia sediado a Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, reunindo representantes de nove cidades da Baixada Santista.

“Essa participação não é apenas simbólica. É a continuidade de um trabalho comprometido com o reconhecimento dos povos tradicionais, das comunidades negras e indígenas”, afirma Paulo D’Oṣùn. “Que a presença de Itanhaém na CONAPIR inspire outras cidades a assumirem, com coragem, a pauta da igualdade racial como prioridade, com ações efetivas, participação popular e respeito às diversidades.”


Palavras-chave: , ,