Publicado em: 05/12/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:20

Ouvidoria On-line é criada e munícipes podem enviar sugestões

TRANSPARÊNCIA - Nova plataforma no site oficial está em fase experimental e a população pode enviar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias

Ouvidoria recebe manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso

A Prefeitura de Itanhaém criou uma nova plataforma de transparência e atendimento público ao cidadão, a Ouvidoria On-line. No site oficial, pelo link, os munícipes podem enviar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, as analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade. O munícipe também pode conferir as estatísticas da nova plataforma, com o total de ocorrências e o andamento dos processos.

“Esta é a primeira fase de implantação da Ouvidoria Municipal. Primeiramente, estamos com esta plataforma on-line que está em fase de caráter experimental, onde estamos inclusive pedindo sugestões dos munícipes para aperfeiçoarmos o nosso programa. Em breve, também implantaremos um espaço físico para funcionar a Ouvidoria”, afirmou o secretário de Comunicação Social, Silvio Lousada.

COMO FUNCIONA– Ao entrar na plataforma (http://www.itanhaem.sp.gov.br/ouvidoria), os munícipes devem ficar atentos quanto ao tipo de manifestação que gostaria de solicitar: sugestão, elogio, solicitação, reclamação, denúncia ou serviços (veja relação abaixo).

A partir disso, o munícipe deve escolher a categoria de sua solicitação (educação, saúde, concurso público e etc) e especificar o assunto. Na descrição, realiza o pedido, anexa fotos e documentos e insere a data e o endereço da ocorrência.

A próxima etapa é o preenchimento correto de todos os dados (nome, endereço, CPF, RG, telefone e email de contato). Com esta etapa concluída, é gerado um número de protocolo onde o solicitante pode acompanhar o andamento na opção “Consultar Ticket”, na página inicial da plataforma.

Em caso de denúncia, existe a opção do anonimato.

TIPOS DE MANIFESTAÇÃO:

SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública;

ELOGIO: reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;

RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa ao serviço público;

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

Palavras-chave: , ,