Publicado em: 24/10/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:27

Dia da Saúde da Mulher acontece neste sábado em diversas USFs da Cidade

POR ELAS - Cada USF terá uma programação diferenciada para atender especificamente as mulheres de cada bairro

Outubro é o mês dedicado à conscientização das mulheres contra o câncer de mama e colo do útero por meio de ações preventivas e de combate

A Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado (27) o Dia da Saúde da Mulher, em oito Unidades de Saúde da Família (USFs) de Itanhaém, das 8 às 17 horas. Cada unidade terá uma programação diferenciada para atender especificamente as mulheres de cada bairro, entretanto todas colherão preventivos até às 16 horas e realizarão palestras de prevenção e orientação sobre câncer de mama e colo do útero. Vale ressaltar que o dia escolhido é útil não trabalhado, para privilegiar a mulher trabalhadora e possibilitá-la de participar.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Anualmente, o mês de outubro é rosa, pois é dedicado à conscientização das mulheres contra o câncer de mama e colo do útero por meio de ações preventivas e de combate. O objetivo do movimento Outubro Rosa é também estimular a participação delas, proporcionando maior acesso aos serviços. A saúde da mulher necessita de cuidados especiais e ações constantes que promovam o bem-estar.

ARTIGO CIENTÍFICO – Quando o assunto é saúde, na verdade o tema em questão é a própria vida. Um estudo publicado na revista Nature e que teve colaboração do Ministério da Saúde declarou que no ano de 2015, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem ao menos uma caminhada de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

Isso porque um dos fatores que causam este tipo de câncer é o excesso de estrogênio, hormônio que pode levar à formação de mutações e carcinogênese estimulando a produção de radicais. A atividade física diminui o estradiol e aumenta a globulina de ligação a hormônios sexuais, provocando uma redução de circulantes inflamatórios e aumentando as substâncias anti-inflamatórias. O estudo ainda apontou que álcool, alto teor de açúcar e excesso de peso aumentam a mortalidade em 6,5% por câncer de mama.

Vale lembrar que neste sábado (27), o Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) também realizará atendimentos. Para mais informações, confira as Unidades de Saúde da Família que atenderão:

Unidade de Saúde da Família Endereço
Belas artes Rua Henrique Júlio de Lima, 112
Centro Avenida Tiradentes, 98
Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim) Avenida Tiradentes, 184, Jardim Mosteiro, Centro
Gaivota Avenida Flacidez Ferreira, 550
Guapiranga Rua Aristeu Rodrigues da Silva, S/N