Serviços
acessibilidade



Programa Social Escolar


O Programa Social Escolar é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e trabalha com diversas ações para a permanência do estudante na escola e o combate ao abandono escolar e evasão, aproximando escolas e famílias no acompanhamento da vida escolar do aluno.

Pioneiro na região, o Programa é desenvolvido em parceria com as secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar e Ministério Público. As ações realizadas pelos profissionais colaboram com a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador para medir a qualidade do ciclo básico do ensino brasileiro, por causa da prevenção à evasão escolar.

Os agentes sociais escolares auxiliam as escolas na permanência do estudante e fortalecimento de vínculos nos casos de infrequência e abandono escolar. Fazem as visitas nas escolas e residências dos alunos. As visitas são solicitadas pela equipe gestora e os agentes buscam fortalecer o vínculo entre a família e a equipe escolar. Quando identificam risco de evasão escolar, violência doméstica ou vulnerabilidades sociais, auxiliam a gestão escolar nos encaminhamentos intersetoriais para atendimento das necessidades e proteção de direitos das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Com a adesão do município à estratégia da Busca Ativa Escolar, iniciativa da UNICEF Brasil, os agentes sociais cumprem a função de técnicos verificadores; no Fluxo de Fortalecimento de Vínculos e Proteção de Direitos é o Programa Social Escolar que faz, pela Secretaria de Educação, acompanhamento dos casos que precisam ser monitorados.