Serviços
acessibilidade



Prevenção: Diabetes Tipo 2


Obesidade, má alimentação, sedentarismo, parâmetros bioquímicos alterados e estresse são os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2, que também tem um fator hereditário portanto, a mudança de estilo de vida é fundamental nesta prevenção.

PERDER PESO:
A perda de peso é fundamental, assim como a perda da medida da circunferência abdominal. Isso porque a gordura que se acumula nessa região e se concentra no fígado e nos intestinos, produz substâncias inflamatórias, que podem estar associadas a um conjunto de mudanças no metabolismo como, por exemplo, o aumento da pressão arterial, das taxas de colesterol no sangue e da resistência à ação da insulina.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:.

– Fracionamento das refeições (6x/dia) sendo 3 principais: café da manhã, almoço e jantar e 3 lanches intermediários :meio da manhã,da tarde e antes de dormir;com isso teremos combustível para o bom funcionamento do organismo ficando claro que os lanches são pequenas refeições ou seja:1 fruta com leite ou 1 iogurte com aveia ;2 biscoitos integrais com uma fatia de queijo branco etc..;

– Aumentar a quantidade de fibras na alimentação diária (casca, talo e bagaço quando possível); preferir a fruta em relação ao suco mesmo que natural por conta da maior quantidade de fibras;

– Substituir alimentos com farinha branca por cereais integrais;

– Substituir leite e derivados integrais por desnatado: com isso diminuir o consumo de gordura animal;

– Diminuir os alimentos ricos em gordura e sódio (alimentos industrializados, embutidos, enlatados);

– Consumir 2 litros água/dia;

– Evitar o consumo abusivo de doces; refrigerantes e preparações calóricas.

 

DICAS

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA REGULARMENTE COM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: O exercício ajuda o corpo a utilizar a insulina de forma mais eficiente, aumentando seu número de receptores nas células. Quando a insulina não atua de forma adequada, há elevação da glicose no sangue, acarretando problemas de saúde, como a diabetes.

DIMINUA O ESTRESSE: procure durante o dia fazer algo que você goste e que se sinta feliz.

EVITE O CIGARRO E O ÁLCOOL

TENHA UMA BOA NOITE DE SONO: quando se dorme muito ou pouco, o sistema nervoso fica em estado de alerta, interferindo na ação dos hormônios que regulam o açúcar no sangue.