Serviços
acessibilidade



Programa Amamentar


O que é o programa?

Em Itanhaém, desde o ano de 1997, existe um trabalho em amamentação. Em 2002 houve a criação do “Posto de Coleta de Leite Humano”, localizado no CESCRIM – Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher. Desde então, o município desenvolve várias ações pensando em incentivar, apoiar e promover o aleitamento materno.

 

Importância da amamentação:

A amamentação é recomendada pelo Ministério da saúde exclusivamente até os 6 meses de vida, além da amamentação continuada até os 2 anos ou mais. Dentre as vantagens está a melhora no desenvolvimento físico e dentário (formação e prevenção de cáries), evita doenças diarréicas, alérgicas, doenças do pulmão na função do sistema imunológico, o nascimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, entre outros benefícios.

 

Quem pode doar:

– Manter hábitos saudáveis, como o não uso do cigarro, álcool, entre outras drogas, pois essas substâncias são altamente prejudiciais ao bebê.

– Não abusar da automedicação. Na primeira consulta após o parto, o médico é quem deverá avaliar quais os remédios poderão ser administrados.

– Não possuir diagnóstico que impossibilite a doação

 

Como doar:

– A mulher poderá procurar o Cescrim das 8 até às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Após o cadastro, o Centro fornecerá as informações necessárias para o procedimento de coleta, seguido do material que inclui touca, máscara e vidro esterilizado.

 

Coleta domiciliar:

As mães doadoras têm ainda a possibilidade de ter o leite coletado e recolhido em casa por meio da coleta domiciliar onde o Cescrim faz a busca semanal das doações.

 

Quem recebe o leite doado?

O estoque atende a UTI Neonatal do Hospital Regional de Itanhaém.

 

ACOMPANHE AS DOAÇÕES

2016
Mês Quantidade doada (em Litros)
JANEIRO 6,3 L
FEVEREIRO 3,8 L
MARÇO 6,6 L
ABRIL 5 L
MAIO 13 L
JUNHO 12 L
JULHO 13 L
AGOSTO 9,6 L
SETEMBRO 9,8 L
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO