Fluvial
O Rio Itanhaém, conhecido como Amazônia Paulista, é o encontro das águas escuras do Rio Preto com as cristalinas do Rio Branco. A Cidade possui a segunda maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, com mais de 2 mil km de extensão, sendo que destes, 180 são navegáveis. Mesmo fenômeno que ocorre entre os rios Negro e Solimões, na Amazônia, acontece em Itanhaém, contudo, eles não se misturam.
Estes rios atraem visitantes de todo o Estado, que buscam um turismo alternativo, visto que oferece grande variedade de peixes, além de diversidade na fauna e flora. Pode-se conhecer o Rio Itanhaém por meio de embarcações que diariamente promovem passeios, tendo como ponto de partida o píer, que está localizado na Alameda Emídio de Souza, na Praia dos Sonhos, próxima ao Iate Clube.
Pode-se conhecer o Rio Itanhaém por intermédio de embarcações que diariamente promovem passeios, tendo como ponto de partida o píer localizado na alameda Emídio de Souza, na Praia dos Sonhos, próximo ao Itanhaém Iate Clube. O roteiro, que começa no Rio Itanhaém, tem duas horas de duração, na qual os turistas percorrem aproximadamente 4 km e meio até o encontro dos rios Preto e Branco, passando pela Ilha do Rio Acima.
Outra parada é a Ilha do Rio Acima, popularmente conhecida por ‘Ilha do Maurício’, que proporciona ao visitante diversas opções de diversão como campo de futebol, praça de alimentação.