Serviços
acessibilidade



Náutico


Ilhas Fluviais

ilhas

Apenas duas ilhas fluviais de nossa bacia hidrográfica apresentam-se em destaque, cujas particularidades são interessantes:

Partindo-se da Foz do Rio Itanhaém para o interior, encontramos a primeira ilha cujo nome originou-se de sua própria formação, ou seja, por meio dos anos pela deposição de sedimentos carreados ao longo de seu curso e pela baixa velocidade de sua corrente, estes sedimentos vão sendo depositados em suas curvas e diminuindo ainda mais a velocidade de sua corrente e conseqüentemente a água procura outro caminho mais fácil em seu curso para o oceano, abandonando aquela curva à qual vai tornar-se uma ilha. Esta primeira ilha chama-se Ilha de Volta Deixada, formada pelo Rio Curitiba ou Rio da Volta Deixada.

A segunda ilha fluvial é a Ilha do Bairro do Rio Acima. Sua particularidade é que existem mapas da Bacia Hidrográfica de Itanhaém onde não aparece como uma ilha e não à regionalização! uma ponta do continente, originário de uma curva de rio. Acredita-se que ocorreu o mesmo com o Vale do Ribeira de Iguape, onde para diminuir a navegação, ligaram as curvas mais próximas, tornando-o uma ilha.

ILHA QUEIMADA PEQUENA

ILHA QUEIMADA GRANDE

ILHA DAS CABRAS

LAJE N. SRA. DA CONCEIÇÃO