Serviços
acessibilidade



Restinga


As Matas de Restinga do vale dos Rios Preto e Branco ainda se mantêm preservadas constituindo-se em importante maciço vegetal contínuo. No município de Itanhaém, um dos maiores detentores de Matas de Restinga da Baixada Santista, este ambiente está sendo progressivamente degradado pelo avanço das fronteiras de expansão urbana e, principalmente, pelas freqüentes invasões de áreas resultantes do permanente afluxo de posseiros oriundos de outros pontos do nosso país.

Na área delimitada para o Parque Ecológico de Itanhaém, este ambiente está ainda isento de ocupação significativa notando-se a ocorrência de sítio esparsos com baixos índices de desmatamento e uso agrícola. A maior área de expansão agrícola situa-se no vale do Rios Mambu Branco, a Noroeste do município, onde se estabeleceram fazendas de bananicultura, no auge da sua expansão (1940/50). Atualmente, esta cultura está em franco declínio, os bananais sendo abandonados em sua maioria e a mata tomando conta das áreas antes agrícolas, incrementada pela migração do campo para as cidades. Este fator, entre outros, vem reforçando ainda mais o potencial turístico de Itanhaém, possibilitando a preservação dos ambientes.

Para esta área, a Municipalidade pretende o estabelecimento de projetos alternativos de manejo agro-pecuário sustentado como sejam, o cultivo de palmito pupunha, a criação de búfalos e a re-piscicultura (criação de peixes de água doce em cultivo de arroz), possibilitando a subsistência da população caiçara e ou indígena ocupante.

Na área de Matas de Restinga, a Municipalidade pretende a implantação e manutenção de viveiros naturais, áreas controladas de pesquisa de biodiversidade, atividades de Educação Ambiental com visitas monitoradas e trilhas ecológicas, projetos de agricultura sustentável a serem aplicados nos sítios e fazendas existentes e projetos de recuperação da Mata Ciliar do Rio Branco, grandemente devastado por desmonte de suas margens e assoreamento de seu leito, ação esta resultante da atuação descontrolada das areeiras estabelecidas no seu vale.