Publicado em: 08/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:26

Campanha de prevenção ao câncer bucal acontece nas unidades de saúde

DIAGNÓSTICO PRECOCE - Ação tem como objetivo identificar a doença logo no início

Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e acontece até o dia 26 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nas Unidades de Saúde da Família (USFs) a Campanha de Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. A ação, que tem como objetivo identificar a doença logo no início, ocorre em conjunto com a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e acontece até o dia 26 de maio. A campanha é direcionada aos idosos, a partir dos 60 anos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O coordenador de Saúde Bucal do Município, Dr. Maurício Rangel Torres, explica que essa faixa etária tem maior incidência de casos, portanto é o foco durante a campanha. “Porém, mesmo quem está fora desta faixa pode procurar seu dentista em uma Unidade de Saúde da Família e realizar a prevenção, principalmente fumantes e quem consome bebida alcoólica”.

O que é o câncer de boca? – A doença engloba os tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta: lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares, sendo normalmente visível a olho nu, tanto pelo próprio paciente quanto pelo dentista ou médico.

Como se faz a prevenção? – Por meio do autoexame, as pessoas aprendem a conhecer as estruturas normais da boca e também a identificar possíveis alterações, como feridas, caroços, sangramentos, endurecimentos e alterações de cor, como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas. Além disso, é fundamental a consulta regular a um dentista, que também realizará o exame clínico. Para diminuir o risco de câncer de boca, evite ou reduza o consumo de álcool e do fumo, mantenha uma higiene oral adequada e consulte o dentista com regularidade.

Palavras-chave: ,