Publicado em: 08/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:50

Professores participam de 2º Encontro sobre Síndrome de Down

INTERAÇÃO - Roda de conversa contou também com a participação de profissionais da saúde que tiraram dúvidas sobre o convívio e o desenvolvimento das crianças

Na última sexta-feira (5), os professores da Rede Municipal de Ensino participaram de 2º Encontro sobre Síndrome de Down. A roda de conversa contou também com a participação de profissionais da saúde que tiraram dúvidas sobre o convívio e o desenvolvimento das crianças.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O pediatra Jorge Marcelino Braz, que participou do primeiro encontro, explicou a importância do evento. “É uma iniciativa produtiva que envolve muitos profissionais responsáveis em fazer a diferença na vida das famílias e, em especial, das pessoas que apresentam Síndrome de Down”.

Dos professores presentes, alguns não tinham alunos com Síndrome de Down, mas estavam lá para adquirir conhecimento. Os profissionais de saúde explicaram sobre o desenvolvimento, o acompanhamento que essas crianças recebem e a importância da participação da família.

O encontro contou com a presença de Célio Roberto de Souza, de 34 anos, que foi aluno da Rede e tem Síndrome de Down. Ele falou um pouco de sua experiência e das situações que passou. Célio entrou na escola com 18 anos já alfabetizado e, depois de terminar os estudos, conseguiu um emprego com a ajuda da professora Denise Rossmann Dominiske.

Denise conta que foi gratificante para ela tê-lo ajudado a ingressar no mercado de trabalho: ”Um amigo me pediu ajuda e eu o indiquei. Foi um desafio, pois envolve a família e funcionários. Ele passou por um treinamento e hoje não tem dificuldades”. Célio conta que ficou contente quando conseguiu o emprego: ”Foi uma surpresa para mim, fiz amizades, trabalho bastante e com o dinheiro ajudo minha família”.

Palavras-chave: ,