Publicado em: 08/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:50

Qualidade em Conviver, uma filosofia de vida na terceira idade

LONGEVIDADE - Projeto fortalece o vínculo e promove a interação entre o público da melhor idade

Trabalhar o bem-estar da mente e do corpo é a chave para a longevidade

O segredo da longevidade quase sempre está relacionado à qualidade de vida. Cuidar do corpo e da mente tornou-se um mantra, uma filosofia no dia a dia de quase 2 mil pessoas da terceira idade do Grupo Conviver, em Itanhaém. A receita é simples e está intrínseca nas atividades que têm como essência promover o bem-estar em ações que envolvem caminhada, alongamento, yoga, danças, teatro, cursos de panificação, confeitaria, pintura em tecido, biscuit e inglês.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Em Itanhaém, o Conviver costuma reunir mais de 200 idosos todos os dias, fortalecendo o vínculo entre o público da melhor idade. A programação é diária, das 8 às 16 horas, com objetivos que vão além das atividades físicas. “O projeto prioriza a boa convivência e tem feito um trabalho ótimo de interação”, conta Esmeralda Lemes, de 85 anos, professora de dança cigana e yoga. “Com alegria e energia positiva, a gente melhora a saúde do corpo e da mente. A fórmula é sempre a mesma, estar de bem com a vida”.

O segredo da vitalidade de Vera Lúcia Silos, de 68 anos, está em como ela dedica parte do tempo livre. Moradora de Itanhaém há 9 anos, a aposentada sabe que para manter uma vida saudável é imprescindível dedicar-se ao bem-estar do corpo e da mente. “É o que o Conviver faz com a gente. Ele nos apresenta às atividades, nos ensina a construir novas amizades, enfim, é um antidepressivo”.

Pensando em possibilitar novas experiências, a Prefeitura de Itanhaém planeja implantar na Cidade, ainda este ano, um Centro de Convivência da Melhor Idade, no antigo Iate Clube. O local abrigará a sede do Conviver, com espaço para atender até cinco mil idosos. O prédio está sendo reformado e terá acessibilidade universal, com rampas de acesso para a piscina, áreas de lazer e de alimentação; vestiários, quadra, área de duchas e sanitários serão acessíveis com rampas, corrimãos e piso antiaderente.

O prefeito Marco Aurélio Gomes enaltece a importância do espaço para os moradores de Itanhaém. “Um ambiente amplo que permitirá que os idosos continuem ativos com atividades que colaboram para a qualidade de vida. Cuidar da nossa gente é um dos pilares do plano de governo para que o Município continue avançando”.

DADOS – Pesquisa apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou uma tendência considerável para o perfil etário no Brasil. O público idoso triplicará entre 2010 e 2050, um crescimento populacional que saltará de 20 milhões para 65 milhões. Ainda segundo dados do IBGE, o número será perceptivo em 2030, quando o percentual de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 18%, equivalente a 41,5 milhões, ultrapassando a marca de crianças de 0 a 14 anos, 17,6%, que representa um total de 39,2 milhões.

Palavras-chave: , ,