Publicado em: 19/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:50

Prefeito participa de debate sobre projeto Trem Turístico na região

FERROVIA - Marco Aurélio Gomes, que também é presidente do Codivar, convocou reunião extraordinária para tratar do tema

Prefeito de Itanhaém e também presidente do consórcio, Marco Aurélio Gomes, esteve presente no encontro realizado em Peruíbe

Na última segunda-feira (15), o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) realizou uma reunião extraordinária para tratar sobre o projeto “Trem Turístico”, idealizado pelo deputado federal João Paulo Papa. O prefeito de Itanhaém e também presidente do consórcio, Marco Aurélio Gomes, esteve presente no encontro realizado em Peruíbe.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O intuito do projeto é de fomentar o turismo regional, no trecho ferroviário de 66 km que está atualmente desativado, passando pelas cidades de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. A intenção do deputado é de instalar uma locomotiva “maria-fumaça”, que funciona a vapor, para transporte de passageiros. Em Itanhaém, por exemplo, a ferrovia passa por diversos bairros, incluindo pontos do Centro Histórico como o convento e a antiga estação do Centro.

Marco Aurélio Gomes determinou a criação de um grupo de trabalho com representantes das cinco cidades envolvidas para acompanhar o projeto. “Estamos entusiasmados com a ideia, tanto pelo aspecto turístico de resgate da história e da cultura quanto pela oportunidade de fortalecer o potencial econômico das cidades”, disse o prefeito.

João Paulo Papa reforçou que, por conta da recente aprovação da Medida Provisória 752/2016, há a possibilidade de prorrogação e relicitação de contratos de concessão federal. A justificativa é de que a nova lei favorece ao órgão concedente promover alterações no contrato e desmembrar parte do domínio para que as prefeituras possam implantar o transporte ferroviário de passageiros.

Agora, a etapa seguinte envolverá um encontro com representantes da empresa concessionária ALL Operações Ferroviárias para detalhamento da proposta, além de visitas técnicas aos locais onde o serviço foi implantado. Entre os exemplos citados na discussão está a ligação entre as cidades de Campinas e Jaguariúna, com 25 km de extensão, que possui diversos atrativos turísticos.

Além do prefeito Marco Aurélio Gomes, também participaram os seguintes representantes dos municípios: Luiz Maurício (prefeito de Peruíbe), Dinamérico Peroni (prefeito de Itariri), Eleazar Muniz (prefeito de Pedro de Toledo), Márcio Cabeça (vice-prefeito de Mongaguá) e vereadores das cidades envolvidas no projeto. O dirigente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Carlos Alberto Rollo, participou a convite do deputado João Paulo Papa.