Publicado em: 22/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:50

Professores participam de palestra sobre relação da tecnologia com a geografia

EDUCAÇÃO - A palestra foi ministrada por Sérgio Adas, um dos autores do livro didático ‘Explorações Geográficas’, que é usado pela Rede Municipal de Ensino

Apresentação foi voltada a professores estaduais e municipais de Itanhaém

Com o objetivo de inserir a tecnologia nas aulas de geografia, professores estaduais e municipais de Itanhaém participaram de uma palestra com o tema ‘Novas Tecnologias e Linguagens no ensino da Geografia’, na última quinta-feira (18). A explanação foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes em parceria com a Editora Moderna e aconteceu no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A palestra foi ministrada por Sérgio Adas, um dos autores do livro didático ‘Explorações Geográficas’, que é usado pela Rede Municipal de Ensino, do 6º ao 9º ano. Em pauta, estava a relação dos alunos com a tecnologia e como os professores poderiam utilizar essa ferramenta em sala de aula.

Na reunião, Sérgio explicou sobre as diferenças entre gerações passadas e atuais, e como a tecnologia pode trabalhar em conjunto com a geografia, que sempre está mudando. Além disso, falou sobre as mudanças na concepção de aprendizagem. “Hoje, os alunos leem menos, mas observam mais. Trabalhando com a tecnologia em sala de aula, podemos despertar a curiosidade e a criatividade dos jovens usando ferramentas tecnológicas que hoje em dia eles usam habitualmente”.

Alguns dos temas passados aos presentes foram: como trabalhar com imagens e audiovisuais; como usar o SIG (Sistema de Informações Geográficas); infográficos e softwares específicos para o ensino da geografia, como o Google Earth; e um modelo tridimensional do globo terrestre.

Palavras-chave: , ,