Publicado em: 25/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:50

Programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente segue até dia 16

SAÚDE DO PLANETA - A caminhada programada para esta segunda (5) foi adiada por causa da chuva. A abertura oficial está marcada para as 13 horas, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém

Um dos objetivos da semana é orientar e conscientizar a população sobre a importância do tema

Cuidar do planeta é responsabilidade de todos. Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente elaborou uma programação especial intitulada ‘Onde Estamos e Aonde Vamos’, que vai até 16 de junho. Distribuição de mudas, palestras, exposições fotográficas e de projetos ambientais produzidos por alunos da Escola Técnica (ETEC) de Itanhaém e seminário estão entre as ações que tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre a importância do tema.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A abertura oficial foi realizada na segunda-feira (5), às 13 horas, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, com a divulgação dos textos vencedores do concurso de redação ‘Se eu fosse secretário de Meio Ambiente por um dia, o que eu faria?’ Além da certificação, os estudantes participarão de passeio de barco pelo Rio Itanhaém, na terça (6). Ainda no dia da abertura, haverá palestra com o professor Antonio Fernando Monteiro Camargo sobre o livro ‘Itanhaém: características locais e ideias para trabalhar na escola’, além de painéis expositivos das ONGs Biopesca, Instituto Gremar, Aipa de Itanhaém e Ecosurf.

Nesta terça (6), às 18 horas, serão anunciados os vencedores do concurso de fotografia e abertura da exposição no Paço Municipal. Já na quarta (7), às 9 horas, a agenda será com os alunos vitoriosos. Isso porque os estudantes passarão o dia com o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Ruy Santos, em uma programação itinerante pela Prefeitura de Itanhaém. À tarde, às 13h30, no Centro de Pesquisas haverá uma reunião ordinária com conselheiros do Comdema sobre a utilização de recursos para o meio ambiente. Ainda no mesmo dia, às 15h40, a secretária adjunta de Planejamento e Meio Ambiente, Rosana Bifulco, ministra a palestra “Zoneamento Urbano”, durante a 6ª Semana Regional da Mata Atlântica, realizada pela Universidade Unip, em Santos.

A programação se encerra na quinta (8). Nesta data, às 9 horas, acontecerá o seminário da semana do meio ambiente intitulado ‘Onde Estamos e Aonde Vamos’, com a participação de ONGs e população em geral. Na pauta, discussões sobre os temas: rios, praias, resíduos sólidos, arborização urbana e causa animal.

De 12 a 16, das 9 às 16 horas, acontece a Exposição Fotográfica “Água: Início, Meio e Fim?”, no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, localizado na Praça Narciso de Andrade.

Confira a programação completa:

Dia Horário Programação Local
5 (cancelada por conta das chuvas) 9h Caminhada Ecológica Terceira Idade, com o apoio da Ecorrita, tenda com distribuição de mudas e exposição de projetos de alunos da ETEC #Itanhaém (Avenida Presidente Vargas)
5 13h Abertura oficial da semana do meio ambiente ‘Onde Estamos e Aonde Vamos’, com divulgação dos textos vencedores do concurso de redação Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém (Rua Dom Sebastião Leme, s/nº, Ivoty)
5 14h Palestra com o professor Antonio Fernando Monteiro Camargo sobre o livro ‘Itanhaém: características locais e ideias para trabalhar na escola’ Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém (Rua Dom Sebastião Leme, s/nº, Ivoty)
6 14h Passeio de barco com os alunos participantes do concurso de redação Alameda Emídio de Souza, na Marina do Clube Náutico de Itanhaém

6 15h40 Palestra: “Viveiro de Mudas Nativas” com Rosana Bifulco e Nicco Lopes pela 6ª Semana Regional da Mata Atlântica UNIP Santos
6 18h Divulgação dos vencedores do concurso de fotografia e abertura da exposição: “Água: Início e Fim?” Paço Municipal (Avenida Washington Luiz, 75, no Centro)
7 9h Agenda será com os vencedores do concurso e o secretário de Planejamento e Meio Ambiente Paço Municipal (Avenida Washington Luiz, 75, no Centro)
7 13h30 Reunião ordinária com Conselheiros do Comdema – discussão sobre a utilização de recursos para o meio ambiente Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém (Rua Dom Sebastião Leme, s/nº, Ivoty)
8 Das 9 às 17h Seminário ‘Onde Estamos e Aonde Vamos’, com ONGs e população em geral – discussão sobre os temas: rios, praias, resíduos sólidos, arborização urbana e causa animal Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém (Rua Dom Sebastião Leme, s/nº, Ivoty)
8 Das 9 às 16h Exposição fotográfica dos vencedores do concurso de fotografia Paço Municipal (Av. Washington Luiz, 75 – Centro)