Publicado em: 25/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:50

Em reunião na Assembleia Legislativa, Prefeito busca recursos para a agricultura familiar

MANUTENÇÃO - Entre os pedidos, estão a manutenção preventiva da Estrada Francisco Paniquar Filho e a compra de equipamentos para programas estaduais na área rural

O prefeito Marco Aurélio Gomes esteve na companhia do secretário estadual Arnaldo Calil Pereira Jardim e do deputado Cauê Macris

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, participou de uma reunião na última quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), em busca de recursos e novos projetos que envolvem agricultura familiar. Entre os pedidos, estão a manutenção preventiva da Estrada Francisco Paniquar Filho e a compra de equipamentos para implantar programas estaduais na área rural. Participaram do encontro o presidente da ALESP, o deputado Cauê Macris; o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Calil Pereira Jardim; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“Viemos para São Paulo em busca de novas conquistas, sobretudo para os moradores e produtores da área rural. De trecho em trecho, buscamos trazer mais segurança e bem-estar a eles. Graças a esta importante parceria com o Governo do Estado, nossa expectativa é de que a agricultura seja cada vez mais fortalecida em Itanhaém”, disse o prefeito Marco Aurélio Gomes.

O prefeito solicitou que a secretaria estadual analisasse com máxima brevidade o pedido de aproximadamente R$ 650.000,00 para a manutenção preventiva de dois trechos que totalizam 4,83 km do local anteriormente conhecido como Estrada do Rio Branco. Na região, há alta produção de banana, palmito pupunha e hortaliças em geral. Outra finalidade importante da manutenção é a de tornar mais seguro o transporte escolar dos jovens da Aldeia Indígena Rio Branco.

Agora, a Prefeitura aguarda a liberação das verbas para iniciar os trabalhos na região. A previsão é de que os trabalhos sejam divididos em duas partes: a primeira do km 4,9 ao 5,9; e a segunda do km 9,6 ao 13,4, chegando o mais próximo possível da entrada da aldeia. No ano passado, um dos trechos – justamente entre os dois que serão contemplados futuramente – passou por perenização e limpeza das margens, instalação de tubos e canaletas necessárias para a drenagem de águas pluviais, escarificação do leito das vias, colocação de brita e compactação.

AGRICULTURA – A Prefeitura de Itanhaém manifestou interesse oficial em participar dos programas Hortalimento (para instalação de estufa de 357 m² e aquisição de equipamentos para o cultivo de hortaliças em ambiente protegido, para ser utilizado pela Prefeitura e pela Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Rio Branco – AMIBRA) e Cozinhalimento (para a instalação de uma cozinha piloto experimental para uso de agricultores familiares).

O projeto da Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP), que visa a inclusão do pescado na alimentação escolar na rede municipal de ensino, também foi encaminhado à secretaria estadual. Outras solicitações foram enviadas ao deputado Cauê Macris: a de um veículo para o Departamento de Agricultura, para uso dos técnicos nas visitas de trabalho e orientação, vistorias e levantamentos; e um caminhão refrigerado para o transporte de hortifrutigranjeiros para uso da AMIBRA.

Palavras-chave: , ,