Publicado em: 31/05/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Alunos da EM Walter Arduini participam de mutirão de exames oftalmológicos

SAÚDE - Exames ocorreram na manhã de terça-feira (30), às 9 horas

Com o objetivo de prevenir doenças e ajudar no diagnóstico, exames oftalmológicos foram realizados nos alunos da Escola Municipal Walter Arduini, que fica no Balneário Gaivota, na última terça-feira (30), às 9 horas. As visitas são uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, Cultura e Esportes. Cerca de 150 alunos participaram da ação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A primeira etapa desse mutirão de saúde fez exames para detectar o tracoma, uma infecção bacteriana que afeta os olhos, e exames de doenças dermatológicas, como pitiríase e hanseníase. Os estudantes que foram diagnosticados com o tracoma receberam tratamento com antibiótico. Além disso, a família do aluno também foi atendida, já que a doença é contagiosa e, caso não seja tratada, pode causar cegueira.

Já na segunda etapa, que aconteceu na manhã de terça-feira (31), as crianças fizeram exames oftalmológicos, para indicar a necessidade ou não de usar óculos. Dependendo do resultado, o aluno é encaminhado ao oftalmologista, por meio da central de vagas do Ambulatório Médico de Especialidades da Secretária Estadual de Saúde (AME) de Praia Grande.

Uma equipe de agentes comunitários de saúde, o enfermeiro Carlos Alberto Ferreira Rodrigues e o médico Joarez Barbosa de Brito realizaram o mutirão na escola. De acordo com o médico, os exames são importantíssimos para a saúde e o rendimento do aluno. “Muitas vezes as crianças sentem os olhos cansados, começam a não enxergar a lousa, e não sabem o motivo. Com o exame conseguimos um diagnóstico e aceleramos a consulta com o médico oftalmologista”, explicou.

Palavras-chave: , , ,