Serviços
acessibilidade



Publicado em: 02/06/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:49
[email protected]

Pão bento traz felicidade, tradições e significados importantes

TRADIÇÃO - A distribuição do pão bento será feita no domingo de Pentecostes (4)



O pão bento tem um significado forte e marcante

Compartilhar:

A Festa do Divino Espírito Santo, tradicional e importante manifestação cultural na Cidade, é realizada há mais 300 anos. Esta tradição relembra a abdicação da coroa portuguesa em favor do Divino Espírito Santo, que revive celebrações e rituais cheias de simbolismos e sentimentos. Uma das tradições é a distribuição do pão bento, que será feita na manhã do domingo (4) de Pentecostes. Para a confecção, na última quarta (31) e quinta-feira (1º), fiéis que participam todos os anos da festa ajudaram na preparação deste importante símbolo da celebração, no Ivoty.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Participante há mais de 50 anos, Severina do Nascimento Silva, de 68 anos, se emociona ao falar da importância da tradição. “A Festa do Divino representa o fogo do Espírito Santo, a nossa vida. É muito prazeroso participar da Festa na parte religiosa e muito significativo para mim. Ao ajudar a fazer o pão bento, sinto emoção em poder levar um pouco do significado da Festa, porque muitas pessoas ainda desconhecem. É uma gratidão estar aqui ajudando e cercada pelos amigos”.

Maria Isabel Pedroso, de 67 anos, também participa da Festa, ajudando na preparação do pão bento nos dois dias.  “Eu gosto muito de ajudar, por isso que estou aqui. Ficar junto dos amigos e trazer alegria para eles. A Festa lembra muito a minha mãe, e ela sempre gostou da celebração, então participávamos muito”.

O pão bento tem um significado forte e marcante. Num costume simbólico, as pessoas presenteiam as outras para que coloquem dentro de potes com arroz ou farinha e, desta forma, segundo a tradição, naquela casa nunca faltará comida.

Pão Bento traz felicidade,tradições e significados importantes


Palavras-chave: , ,