Publicado em: 07/06/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Alunos da EM Luiz Gonzaga realizam trabalho com material reciclável

EDUCAÇÃO - As atividades visam conscientizar os estudantes desde muito pequenos sobre a importância da preservação do meio ambiente

Os alunos deixaram a imaginação fluir e fizeram carrinhos, bonecos, árvores e animais com material reciclável

Trabalhando a conscientização ambiental desde pequenos, os alunos do 1º ao 4º ano da EM Luiz Gonzaga Silva Fonseca realizaram, em conjunto, um trabalho com materiais recicláveis. Com o lema “Reciclar é preciso”, as crianças fizeram reproduções do mar, de animais e árvores. A atividade foi realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última segunda-feira (5).

Alunos da EM Luiz Gonzaga realizam trabalho com material reciclável

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Os alunos deixaram a imaginação fluir e fizeram carrinhos feitos com caixa de sapato, bonecos com latas de achocolatados, árvores com garrafas pets e destaque para uma tartaruga marinha feita com caixa de ovos. “Todos os anos do Ensino Fundamental se juntaram e trouxeram materiais recicláveis de suas casas, que seriam jogados fora”, contou a coordenadora do Ensino Fundamental da unidade, Maria Inês Medina Costa. Os trabalhos estão em exposição no pátio da EM Luiz Gonzaga, que fica na Avenida Santos, 2.100, Nova Itanhaém.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – A Educação Ambiental está inserida na Rede Municipal de Ensino nas disciplinas de Geografia e Ciências, e o tema é discutido em todos os anos do Ensino Fundamental. Nas unidades escolares há lixeiras para descarte do material reciclado utilizado nas escolas, recolhido pela cooperativa CoopersolReciclando de Itanhaém.

Em 2015, Itanhaém instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental, pela Lei Municipal 4.041 (de autoria do atual secretário de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes – vereador na época). O objetivo é incentivar e conscientizar sobre o assunto desde o período escolar, por meio de um processo permanente e participativo, estimulando o convívio sustentável do individuo com o meio ambiente.

Por meio desta Política Municipal, a Educação Ambiental é tratada como um componente essencial e permanente da educação e cidadania, e está presente em todos os níveis, modalidades e etapas do processo educativo e de gestão pública.

Palavras-chave: , ,