Publicado em: 08/06/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:49

Estudantes participam de atividade sobre lixo marinho durante Plataforma Educativa

PROGRAMA - Cerca de 30 alunos participaram da atividade na manhã desta quinta-feira

Unidade Móvel fica na Praça Narciso de Andrade, no Centro do Município

Esta quinta-feira (8), segundo dia da Unidade Móvel da Plataforma Educativa Repsol Sinopec, foi muito animada para os alunos do 5º ano da Escola Municipal Lions Clube, que fica no Jardim Ivoty. Cerca de 30 alunos participaram da atividade EnTenda o Lixo, que fala sobre questões relacionadas ao lixo marinho.

Unidade Móvel da Plataforma Educativa Repsol Sinopec

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Durante a atividade, aconteceram conversas sobre o tema, como resíduos e ações necessárias para solucionar o problema. De acordo com a professora dos estudantes, Marta Maria Golz Silva, de 43 anos, o assunto já vinha sendo abordado. “Isso foi importante para complementar o trabalho feito em sala de aula. Eles acabam aprendendo de uma forma diferente, fora do ambiente escolar”, explicou.

O principal objetivo dos cursos e oficinas é contribuir para o desenvolvimento da comunidade, valorizando a cultura local e a sustentabilidade dos recursos marinhos. As atividades ocorrem no interior de um caminhão baú de 12 metros de comprimento, que se transforma em uma sala de aula.

De acordo com o aluno Fernando Ribeiro de Souza, de 10 anos, a quantidade de lixo nos oceanos é bem maior do que poderia imaginar. “Eu sabia que os oceanos estavam cheios de lixo, mas não tinha noção da quantidade. Percebi que precisamos fazer alguma coisa, pois é uma situação muito triste”, lamentou.

Outra estudante é Maria Eduarda Félix Costa, de 10 anos, que contou que sempre teve cuidado com a preservação ambiental. “Minha mãe sempre conversou sobre isso comigo. Um pequeno lixo pode machucar ou até matar um animal marinho. São as pequenas atitudes que mudam toda a situação”, contou.

As atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no local. A Unidade Móvel fica na Praça Narciso de Andrade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 7 de julho. As oficinas com as crianças das escolas municipais, no entanto, acontecerão apenas até a próxima quarta-feira (14).

Além do EnTenda o Lixo, outros cursos serão oferecidos para a população, como o Saneamento Ecológico e Tecnologias Ambientais Alternativas, que usará de material audiovisual, estruturas e maquetes didáticas; e o Pescador Profissional (POP), que ajudará os participantes a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha para exercer a profissão de pescador em alto mar.

As atividades são realizadas em parceria com o Instituto Costa Brasilis, o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP) e a Prefeitura de Itanhaém. O programa existe desde 2009 e já esteve em 18 cidades do litoral dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. A Repsol Sinopec Brasil é uma companhia de petróleo e gás e desenvolve uma série de ações em responsabilidade corporativa, sendo o projeto Plataforma Educativa uma delas.

Palavras-chave: , ,