Publicado em: 12/06/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:49

Inscrições abertas para curso de Pescador Profissional (POP) até quarta (14)

CAPACITAÇÃO - Até trinta pessoas poderão participar; os interessados devem comparecer ao Departamento de Agricultura até quarta-feira (14)

A Prefeitura de Itanhaém, em parceria com a companhia Repsol Sinopec, está com inscrições abertas até quarta-feira (14), das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, para curso destinado a pescadores que pretendem adquirir a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), na categoria de Pescador Profissional (POP). Até trinta pessoas poderão participar, com aulas ministradas por profissionais habilitados pela Marinha do Brasil, entre os dias 19 de junho e 5 de julho.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Os interessados devem comparecer ao Departamento de Agricultura, localizado na Rodoviária – Av. Harry Forssell, 1505, Jd. Sabaúna, salas 7 e 8, no Centro de Atendimento ao Cidadão. São necessários os seguintes documentos: original e cópia do histórico escolar, cópias do comprovante de residência, do RG e do CPF, atestado médico ocupacional, certificado de Reservista, uma foto 3×4 e outra 5×7, além de apresentar Guia de Recolhimento da União (GRU) paga, pelo link: www.dpc.mar.mil.br/pt-br/emissao-de-guia-de-recolhimento.

Os pré-requisitos necessários são: ser brasileiro nato ou naturalizado, ter no mínimo 18 anos, nível de escolaridade mínimo do 5º ano do Ensino Fundamental. Habilitada pela Marinha do Brasil, a formação está autorizada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).

Durante o curso, os alunos terão a seguintes disciplinas: Atividades da Pesca I; Condução e Operação de Embarcação; Segurança em Operações de Embarcação de Pesca I; Sistema de Propulsão a Motor Diesel – Embarcações de Pesca; Conhecimentos Elementares de Primeiros Socorros; Técnicas de Sobrevivência Pessoal; Prevenção e Combate a Incêndio.

Após o término do curso, os pescadores serão certificados pela Autoridade Marítima. A carga horária é de 120 horas, toda na Unidade Móvel da Plataforma Educativa Repsol Sinopec, na Praça Narciso de Andrade, Centro. As aulas vão das 8 às 17 horas, com almoço disponibilizado para os participantes.

PLATAFORMA EDUCATIVA REPSOL SINOPEC – O programa existe desde 2009 e já esteve em 18 cidades do litoral dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, levando desenvolvimento para mais de 12 mil pessoas, por meio de cursos gratuitos de qualificação profissional para pescadores e difusão de conteúdos relacionados ao meio ambiente, segurança e saúde.

Palavras-chave: ,