Publicado em: 19/06/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:49

Praça Kardec Rangel Veloso é novo ‘point’ para a prática esportiva e o lazer

PRAIA DOS SONHOS - Local recebeu nova iluminação, grades protetoras, bancos e pavimentação nos arredores da pista

A praça conta com monumentos em homenagem à imigração japonesa, que completou 100 anos no país em 2008

Quando não está de patins, Sérgio Balciunas, de 67 anos, gosta de observar o neto Guilherme de Santana Balciunas, de apenas 8 anos, nas andanças sobre quatro rodas na pista de patinação da Praça Kardec Rangel Veloso, na Praia dos Sonhos. Há quase duas semanas, eles descobrem juntos os segredos do esporte enquanto executam movimentos que aos olhos parecem simples, mas na prática exigem dedicação e equilíbrio. “Este esporte une gerações porque calçamos o mesmo equipamento. Aliás, o espaço mudou a realidade das pessoas para melhor”, conta o aposentado, morador do Cibratel.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“Andei de skate, e esta semana estou aprendendo a patinar, sempre influenciado pelo meu neto. Este local ficou a coisa mais linda, e costumo frequentar todas as segundas, quartas e sextas, até o momento em que ele se cansa. A iluminação está perfeita, por isso usamos a praça à noite. Está segura porque a polícia sempre passa por aqui”, comenta o avô ‘coruja’. Ele se diz orgulhoso porque o menino consegue dar ‘estrelinhas’ com os patins e cai em pé: “É esperto e aprende rápido”.

O pequeno Guilherme Santana gosta mesmo é de futebol, seu esporte número um. Mas atrás de um sonho, sempre haverá uma segunda opção. No caso do menino, aproveita a praça para praticar sua escolha número dois, os patins. “Quero ser jogador quando crescer, mas, enquanto isso, o esporte sobre rodas me ajuda a ficar alegre. Quando estou aqui, encontro meus amigos e faço novas amizades”.

O espaço se tornou um ‘point’ para as famílias porque é um ambiente amplo e foi planejado para o lazer e a prática esportiva. Hoje é comum encontrar na Praça pessoas tanto na pista quanto no entorno do local que, após a revitalização, foi readequado para o convívio de crianças, adultos e idosos. O ambiente recebeu também nova iluminação, grades protetoras, bancos e pavimentação nos arredores da pista com lajotas.

Outra curiosidade para quem curte o esporte é o resultado imediato que a prática dos patins causa ao corpo, considerada uma das soluções para quem sofre com a falta de equilíbrio. De acordo com informações publicadas no site rollerblade.com, a patinação inline está em 3º lugar no ranking das atividades que melhora ou mantém o condicionamento físico. O portal ainda divulgou pesquisa que revela que, andando de patins a 20 Km/h, um patinador queima seis calorias por minuto, ou seja, equivalente a 360 calorias por hora.

“Patinar pode até parecer brincadeira de criança, mas é uma atividade também para adultos. A modalidade auxilia no condicionamento físico, alivia o estresse do dia a dia, tonifica o corpo, ajuda na circulação e enrijece a pele”. A orientação é da personal trainer, Fran Sousa, de 29 anos, que acredita ser um meio de se divertir com a família. “A praça se tornou um ponto de encontro, um lugar para fazer novas amizades. Hoje, em Itanhaém, temos vários grupos de patins que estão frequentando o local, apropriado para esta prática”.

Além disso, a praça conta também com monumentos em homenagem à imigração japonesa, que completou 100 anos no país em 2008. Atualmente, o Brasil é o país com a maior quantidade de japoneses e descendentes fora do próprio Japão, integrando a cultura nacional e contribuindo decisivamente para a economia e a cultura do País.

Para o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, a praça foi planejada com o objetivo de proporcionar às famílias um ambiente apropriado para a qualidade de vida na Cidade. “Este é um espaço de convivência e um importante patrimônio cultural e esportivo para os bairros vizinhos. A pista de patinação é um pedido antigo dos moradores que conseguimos concretizar”.

Palavras-chave: , , , , ,