Serviços
acessibilidade



Publicado em: 26/06/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:26
[email protected]

Alunos do curso de Pescador Profissional participam de aula de Sobrevivência Pessoal

CAPACITAÇÃO - Nestas atividades, foram abordadas questões relativas à segurança embarcada, como equipamentos e procedimentos



Após o término do curso, os pescadores serão certificados com a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), na categoria de Pescador Profissional (POP)

Compartilhar:

Os alunos do curso de Pescador Profissional (POP), ministrado pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, participaram de uma aula de Técnica de Sobrevivência Pessoal na última semana, na Marina Daipre. Nesta oportunidade, foram abordadas questões relativas à segurança, como os equipamentos e procedimentos para a embarcação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Durante o treinamento, os alunos tiveram as seguintes disciplinas: introdução aos materiais de salvatagem; recursos de salvatagem nas embarcações; colete salva-vidas; boia salva-vidas; embarcação de sobrevivência; procedimentos do náufrago antes do resgate; procedimentos de abandono de embarcação; vestimenta para abandono de embarcação; distância da embarcação sinistrada; destroços como recurso para flutuação; e ingestão de água salgada.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Marco Antônio Leite da Silva, fala da importância desse tipo de treinamento na formação dos pesadores. “Todo conhecimento vem da sua prática diária. O curso torna-se importante porque dá ao pescador informações para uma boa técnica de sua atividade”.

“Há anos a gente não tem um curso como esse. Espero que outros venham nos ajudar ainda mais. É muito importante estar capacitado e, assim, ter melhor noção do trabalho que a gente faz”, comenta Carlos Alexandre Guimarães, pescador e aluno.

Além dos ensinamentos teóricos, os alunos participaram também de atividades nas instalações da marina. Foram apresentadas informações sobre o uso dos equipamentos, colocação correta do colete salva-vidas, importância do uso de equipamentos aprovados e homologados, lançamento de boia salva-vidas, entrada na água em caso de emergência e procedimentos para desvirar uma embarcação.

Após o término do curso, os pescadores serão certificados com a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), na categoria de Pescador Profissional (POP), oferecida pela Autoridade Marítima. As aulas teóricas são realizadas na Unidade Móvel da Plataforma Educativa Repsol Sinopec, na Praça Narciso de Andrade, Centro.


Palavras-chave: ,