Serviços
acessibilidade



Publicado em: 29/06/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:27
[email protected]

Conheça os oito principais benefícios da castração de cães e gatos

RESPONSABILIDADE - Procedimento é essencial no controle dos animais abandonados



Castrar o seu cão ou gato é um ato de responsabilidade e uma questão de saúde pública

Compartilhar:

A castração é um dos principais fatores que auxiliam no controle do número de cachorros e gatos abandonados, ajudando a diminuir esse problema. Além disso, traz inúmeros benefícios para os animais de estimação e a sociedade como um todo. Castrar o seu cão ou gato é um ato de responsabilidade e uma questão de saúde pública.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

De acordo com o médico veterinário João Adalberto Lopes do Nascimento, de 64 anos, mais conhecido como João Veterinário, a cirurgia é muito tranquila, assim como o pós-operatório. “A recuperação, geralmente, é muito rápida. Eu recomendo que o animal tome antibiótico, anti-inflamatório e medicação para a dor injetável”, explicou.

Na fêmea, a castração deve ser feita antes do primeiro cio: em cadelas, antes dos sete meses de vida; já nas gatas, antes dos seis meses. Em animais machos, a castração deve ser feita até os quatro meses.

O médico ressaltou também a responsabilidade dos proprietários de animais em fazer a castração e evitar futuros problemas. “Cada dono de animal doméstico precisa ter esse conhecimento, principalmente da questão da saúde pública. São inúmeras as doenças que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano”, afirmou.

O veterinário citou ainda os oito principais benefícios da castração e também explicou que é mito dizer que o animal engorda após a cirurgia. “É o dono que deve se responsabilizar por uma boa alimentação e manter o cachorro ou gato em exercício”, completou. Veja algumas das razões para castrar o seu animalzinho:

1. Evita uma gestação indesejável;

2. Evita o tumor mamário;

3. Evita a gestação psicológica;

4. Evita o cio;

5. Evita a infecção uterina, que é algo muito comum em animais que não são castrados;

6. Evita o tumor nos testículos;

7. Evita que o macho brigue na rua;

8. Após a castração, o animal tem uma vida mais longa.

MUTIRÃO – No dia 8 de julho, Itanhaém realizará um mutirão para castração de cães e gatos machos, destinado exclusivamente à população que possui baixa renda, mediante comprovação. O evento será organizado pela Associação Itanhaense de Cuidados aos Animais Domésticos (AICAD) e acontecerá no bairro do Gaivota, das 8 às 12 horas. O endereço é Rua Espírito Santo, 235 – próximo ao Posto de Saúde. O preço de cada castração será de R$ 40, desde que o bichinho pese até 20 kg – caso ultrapasse, o preço ficará sujeito à avaliação.


Palavras-chave: , , , , ,