Publicado em: 10/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:47

Robótica: professores participam de capacitação e inserem tecnologia nas aulas

APRENDIZADO DO FUTURO - As aulas de robótica educacional pertencem ao Programa Aprendizado do Futuro e ocorrem desde 2014

As aulas de robótica são uma iniciativa do programa ‘Aprendizado do Futuro’

As aulas de robótica educacional acontecem desde 2014 e são uma iniciativa do programa ‘Aprendizado do Futuro’, com o principal objetivo de atrelar tecnologia à programação realizada em sala de aula. Para isso, profissionais da Educação participaram de cerca de 20 horas de capacitações, que auxiliaram no uso das ferramentas tecnológicas nas salas de aula. A capacitação acontece sempre no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O professor de ciências da EM Bernardino de Souza Pereira e Noêmia Salles Padovan, Victor Luiz Catarino Pereira, de 35 anos, participou das capacitações que ocorreram durante o ano e afirma que é uma orientação muito importante, já que insere os professores ao mundo da robótica. “Claro que cada professor adequa essas orientações ao mundo dos alunos, já que algumas turmas já chegam com um conhecimento bem avançado”, explicou.

A aula de robótica educacional é considerada atrativa, já que os alunos colocam os conhecimentos aprendidos em prática, por meio do programa Scratch S4A, um software que possibilita aos estudantes criarem histórias, cenários e personagens. Além disso, é opcional e apenas para crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano.

O aluno do 7º ano da EM Bernardino de Souza Pereira, Enzo Selymes Conde dos Santos, de apenas 12 anos, é apaixonado pelas aulas de robótica. “Cada aula eu acho mais interessante, pois sempre aprendo coisas novas. Nós colocamos a ‘mão na massa’, não ficamos apenas na teoria”, explicou.

Palavras-chave: , , ,