Publicado em: 13/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:26

Capacitação para servidores municipais resgata a função do educar no dia a dia escolar

EDUCAÇÃO - Programa de Formação em Serviço abordou diversos assuntos, como a função social da escola

Capacitação ocorreu na manhã desta terça-feira (11), na CMTECE

Com o principal objetivo de estimular a reflexão dos servidores municipais da Educação e resgatar o papel do educador, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes iniciou nesta semana o Programa de Formação em Serviço. O intuito é de facilitar a compreensão das diretrizes e princípios da atuação profissional. As atividades vão até sexta-feira (14). Nesse primeiro momento, os participantes foram os funcionários das escolas municipais Célia Marina Dal Pozzo Borges e Professora Silvia Regina Schiavon Marasca.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Os primeiros dias de capacitação tiveram participação da advogada e master coaching Rosimar Almeida, de 44 anos, que abordou assuntos como função social da escola, papel dos servidores educadores, trabalho em equipe e como desenvolver atitudes positivas mediante as tarefas do dia a dia. Já as atividades de quinta-feira (13) trataram de oficinas específicas para os funcionários de apoio (inspetores, serventes e auxiliares escolares).

De acordo com a advogada, a capacitação leva as pessoas a viverem juntas com o melhor que elas têm, criando bons vínculos e comprometimento com o ambiente de trabalho. “Isso possibilita que os conflitos sejam resolvidos dentro das escolas, sem a necessidade de judicializar alguns casos”, explicou.

Já o coordenador do Programa Social Escolar, Damião Avelino da Silva, de 50 anos, acredita que esse tipo de capacitação vem de encontro aos anseios dos profissionais que trabalham com educação. “Muitas vezes, no dia a dia, deixamos de refletir sobre diversos assuntos e, exatamente por isso, a capacitação é extremamente importante”, afirmou.

A coordenadora da EM Célia Maria Dal Pozzo Borges, Vanda Selymes, de 55 anos, acredita que a capacitação abriu a mente de muitos educadores. “Foram momentos de muita reflexão sobre o nosso papel e importância na educação”, concluiu.

O Programa de Formação em Serviço terá sua última etapa nesta sexta-feira (14). O Módulo III ocorrerá no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE) e falará sobre como o profissional deve ter percepção de suas próprias competências e desenvolver os seus pontos frágeis.

Palavras-chave: , ,