Generic selectors
Resultados exatos
Buscar por títulos
Buscar por conteúdo
Buscar
Buscar em páginas
Filtrar por categorias
Administração
Assistência e Desenvolvimento Social
Comunicação Social
Desenvolvimento Econômico
Educação
Fazenda
Fundo Social
Gestão e Controle
Governo Municipal
Habitação
Leia Mais
Mais Notícias
Negócios Jurídicos
Obras e Desenvolvimento Urbano
Planejamento e Meio Ambiente
Relações do Trabalho
Saúde
Sem categoria
Serviços e Urbanização
Trânsito e Segurança Municipal
Turismo
Publicado em: 18/07/2017 - Última modificação: 20/07/2017 - 16:18
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Biblioteca Municipal terá noite de lançamento de livro sobre esporte nesta sexta (21)

LITERATURA - Autor João Paulo Streapco apresenta a obra “Cego é aquele que só vê a bola”



Compatilhar:

Aos aficionados por esporte e pela literatura, aí vai uma dica. Nesta sexta-feira (21), às 18 horas, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim receberá o escritor João Paulo Streapco para o lançamento do livro “Cego é aquele que só vê a bola”, que mostrará ao leitor o percurso do futebol em diferentes ambientes de São Paulo, dando ênfase aos grupos sociais e às intervenções do poder público. A biblioteca fica na Rua Cunha Moreira, 71, Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

No livro, João Paulo Streapco, baseando-se em estudos realizados de 1894 a 1942, busca compreender algumas facetas da sociedade paulistana que estiveram presentes em seus principais campos, equipes e estádios, bem como a formação de um circuito de praticantes e simpatizantes.

É citado o surgimento dos três principais clubes de futebol da cidade (Corinthians, Palmeiras e São Paulo) e a disputa por sua profissionalização. A obra mostra ainda como essas equipes se expandiram de maneira similar, explicando o relacionamento entre clube e torcedor, e a maneira como eles influenciaram no comportamento do paulistano.

SOBRE O AUTOR – João Paulo Streapco é Mestre em História e está cursando Doutorado na Universidade de São Paulo (USP). O livro “Cego é aquele que só vê a bola” é uma tese relacionada a seu curso, sendo sua primeira obra. Segundo o autor, a elaboração do livro demandou quase doze anos, entre o projeto, realização de pesquisa e resolução das obrigações do mestrado. “Foi o maior desafio profissional de minha vida. Ver o livro impresso me deu uma grande alegria”, afirma João Paulo.


Palavras-chave: , , , ,