Publicado em: 20/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:46

Prefeitos estudam implantar Projeto de Maria-Fumaça na região

FERROVIA - Comitiva com representantes do CODIVAR visa reativar linha férrea entre Pedro de Toledo e Mongaguá

O consórcio anunciou o interesse em implantar a atração turística por meio de trem entre 5 municípios da região

No próximo sábado (22), prefeitos e representantes dos municípios associados ao Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR) visitarão a cidade de Guararema, no interior paulista, para conhecer o funcionamento do serviço de passeio conhecido como “maria-fumaça”. O prefeito de Itanhaém e também presidente do consórcio, Marco Aurélio Gomes, anunciou o interesse em implantar a atração turística entre os municípios de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Marco Aurélio Gomes criou um grupo de trabalho, pelo consórcio, com representantes das cinco cidades para acompanhar o projeto. “Estamos entusiasmados com a ideia, tanto pelo aspecto turístico de resgate da história e da cultura quanto pela oportunidade de fortalecer o potencial econômico das cidades”, afirmou.

O projeto consiste na reativação de trecho de 66 km da ferrovia e é idealizado pelo deputado federal João Paulo Papa. Atualmente, este trecho está sob a responsabilidade da empresa concessionária ALL Operações Ferroviárias. Em Itanhaém, por exemplo, a ferrovia passa por diversos bairros, incluindo pontos do Centro Histórico como o convento e a antiga estação do Centro.

O passeio na Maria Fumaça 353 é um tradicional evento turístico da cidade de Guararema, sendo a locomotiva conhecida como “Velha Senhora”, e atrai milhares de visitantes todos os anos.

Palavras-chave: , , ,