Publicado em: 31/07/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:27

Com direito a muita festa, campeões do futebol são definidos em Itanhaém

ESPORTE - Na 1ª Divisão, São José faturou o seu sexto título; Vila Nova fica com a taça da Segundona

São José campeão da 1ª Divisão
Torcedores e jogadores do “Jacaré” se reuniram para comemorar o título

Quem foi ao campo de futebol da Sociedade Esportiva Camburiú neste domingo (30) não se arrependeu de ver uma bela demonstração de união em prol do esporte. Com harmonia entre as torcidas e uma festa repleta de cores, quem comemorou mais foi o São José, campeão da 1ª Divisão organizada pela Liga Itanhaense de Futebol Amador (LIFA), com vitória sobre o América por 3 a 0. No mesmo dia, o Vila Nova empatou com o E.C. Itanhaém por 1 a 1 na final da Segundona, mas faturou nos pênaltis por 4 a 3.

Finais Campeonato municipal 2017

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O “Jacaré”, como é chamado o São José, teve grande atuação coletiva. O artilheiro do campeonato Edson abriu o placar em lance de oportunismo, levando a torcida amarela e azul à loucura. Na etapa final, Ailton José aproveitou escanteio e desviou de cabeça para o fundo das redes. Já nos minutos derradeiros, Edson ajeitou para Marcus Vinícius soltar uma bomba de pé direito e fechar o placar.

No total, o São José tem agora seis títulos municipais, sagrando-se vencedor em 2003, 2007, 2008, 2013, 2016 e 2017. A equipe dominou o Grupo A deste ano com 22 pontos em 8 jogos, eliminando Estopim da Fiel e Cruzeiro até chegar à decisão. Já o América foi líder do Grupo B com 20 pontos e se classificou diante de XV do Suarão e Iemanjá.

O dia ensolarado no Cibratel II também teve festa azul e branca, na final da 2ª Divisão. O E.C. Itanhaém, dono da melhor campanha até então, saiu na frente com William e teve várias chances em contra-ataques no início da segunda etapa. Entretanto, o dia era do Vila Nova, que buscou o empate com Celso. Nos pênaltis, cada time desperdiçou uma tentativa até o goleiro Bahia defender a última cobrança e, assim, garantir a taça ao “Galo do Belas Artes”.

A competição foi disputada em pontos corridos, com vaga para os dois primeiros na decisão. Além de Vila Nova (25 pontos na 1ª fase) e E.C. Itanhaém (27), o acesso à 1ª Divisão de 2018 também contemplou o terceiro colocado Laranjeiras (25) e o quarto Nacional (23).

Participaram da cerimônia de premiação o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes; o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Dias; os também vereadores Naldo do Bodeguita e Zequinha Gonçalves; o diretor do Departamento de Esportes, Fabinho Nascimento; o presidente da LIFA, Ney Macedo; e o secretário municipal de Relações do Trabalho e ex-presidente da LIFA, José Renato Costa de Oliva.

As competições amadoras – sem limite de idade – são organizadas desde o ano passado pela Liga Itanhaense de Futebol Amador (LIFA), com apoio da Prefeitura de Itanhaém. Na atual edição, foram 18 participantes na 1ª Divisão e 12 na 2ª Divisão. Além disso, o torneio da 3ª Divisão foi iniciado no último domingo (23), com outros 20 participantes. A LIFA também realiza os campeonatos Masters para atletas acima de 35, 40 e 50 anos, que começam no segundo semestre.

Palavras-chave: , , , , , ,