Publicado em: 04/08/2017 - Última modificação: 17/08/2017 - 17:13

2º Ita Open de Vôlei agita as quadras da Cidade em setembro

ESPORTE - Mais de 60 equipes, de diversos estados, visitarão a Cidade em pleno feriado do Dia da Independência; ex-levantadora Fofão participará da premiação

Os jogos acontecerão no Centro, Jardim Corumbá, Jardim Mosteiro e Suarão

Além de um belo passeio por uma cidade turística, o feriado do Dia da Independência reserva uma competição que promete agitar as quadras de vôlei de Itanhaém. Mais de 60 equipes de diversos estados visitarão a Cidade para participar do 2º Ita Open, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro, com jogos espalhados por cinco sedes. A realização é da Conexão Pró-Sport, com apoio da Prefeitura de Itanhaém, que anunciou a presença da ex-jogadora da Seleção Brasileira, Fofão, na cerimônia de premiação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“Receber uma competição como essa é um prazer para a nossa Cidade. O vôlei é uma das modalidades mais difundidas do país e nós temos tradição nela. Além disso, é mais uma oportunidade para divulgar Itanhaém para centenas de visitantes, atraindo a atenção do público no feriado. Turismo e esporte caminham lado a lado”, disse o prefeito Marco Aurélio Gomes.

A expectativa dos organizadores é de fechar uma lista de 69 participantes, sendo que na primeira edição foram 30. Uma das novidades é que todas as equipes doarão pelo menos uma cesta básica, que será destinada ao Fundo Social de Solidariedade. Além da competição adulta (que não possui limite de idade), as categorias “Masters” no feminino são voltadas a quem tem uma determinada idade ou mais: 30, 35, 40, 45, 50 e 55 anos. Já no masculino, a competição acontecerá apenas no adulto.

As partidas seguirão as regras adotadas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), com poucas adaptações, como a rede ligeiramente mais baixa para as categorias 50 e 55. Além disso, o jogo será decidido em melhor de três sets – os dois primeiros até 21 pontos e o tie-break até 15, seguindo a obrigatoriamente de uma equipe abrir pelo menos dois pontos de frente para vencer a parcial.

Os jogos acontecerão em cinco sedes, sendo que uma ainda será definida pelos organizadores: Centro (EE Benedito Calixto, na Rua Leopoldino de Araújo, s/nº); Jardim Corumbá (EM Bernardino de Souza Pereira, na Rua Iguaçu, s/nº); Jardim Mosteiro (EM Leonor Mendes de Barros, na Rua Cuba, 180) e Suarão (ginásio da USCEESP, na Avenida Suarão, 3189).

Um dos responsáveis é Gunther Schweitzer, que já morou em Itanhaém e defendeu a Cidade em diversas competições de vôlei: “Trazer equipes de diversos cantos do país para jogar aqui é um prazer enorme. O interesse deles foi grande, com participantes de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de diversos pontos de São Paulo. Tenho certeza de que será uma competição tão disputada quanto a primeira, e o Ita Open se torne um evento tradicional do esporte”.

Além disso, a cerimônia de premiação – que dará medalhas aos três primeiros de cada categoria – terá uma presença ilustre: a ex-levantadora da Seleção Brasileira, Fofão, que foi campeã olímpica nos Jogos de Pequim em 2008, além de outros torneios como o Grand Prix e os Jogos Pan-Americanos.

Palavras-chave: , , ,