Publicado em: 07/08/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:46

Pais de alunos são eleitos para o Conselho do Fundeb

EDUCAÇÃO - Objetivo do conselho é fazer a análise da verba que chega por meio do Fundeb

Dois titulares e dois suplentes representantes dos pais de alunos das escolas municipais foram escolhidos

Os novos membros do segmento de pais de alunos do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foram eleitos na manhã desta segunda-feira (7), no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). Os mandatos têm validade de 2017 a 2019.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A atual presidente do conselho, Soraya Rodrigues Sales, comandou a reunião e votação. De acordo com a pedagoga, o principal objetivo é fazer o acompanhamento das verbas do Fundeb. “Os conselheiros se reúnem todo mês e fazem a análise das contas. O recurso é dividido assim: 60% para os funcionários da educação e 40% para pequenas obras e a compra de materiais”, explicou.

A reunião foi acompanhada por pais representantes das escolas municipais da Cidade e, os que se interessaram, se candidataram para fazer parte do conselho. Antes disso, foi explicada a importância dos conselhos e as principais atribuições dos conselheiros. Após a votação, foram eleitos dois titulares e seus suplentes: Carla Martinelli Bittencourt, Kátia Roque de Oliveira, Fabiana Batista da Silva e Flávia Fernanda Coutinho Herrera.

De acordo com a mãe, a agora conselheira representando as Escolas Municipais Célia Marina Dal Pozzo Borges e Professora Maria Cristina Macedo Gomes, Kátia Roque de Oliveira, de 36 anos, a participação dos pais é fundamental. “Não só pela questão de fiscalizar a gestão em si, mas também pelo conhecimento do que pode e deve ser feito em relação às escolas. Muitas vezes não temos noção do motivo que as verbas não chegam e participando do conselho a visão muda completamente. Entender as limitações do gestor municipal é importantíssimo”, afirmou.

Kátia acrescentou também que a discussão é sempre válida e traz resultados muito positivos. “É assim que vamos conseguir nortear as informações. Essa troca sempre favorece a informação e consequentemente, a educação em geral”, finalizou.

Palavras-chave: , ,