Publicado em: 05/09/2017 - Última modificação: 06/09/2017 - 18:25
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Esculturas Harry Forssell e Zeca Poitena foram restauradas

RECUPERAÇÃO - As estátuas passaram por restauração completa e já se encontram reinstaladas



Prefeitura tem como objetivo conservar as esculturas que sofreram danos pela ação do tempo e vandalismo

Compatilhar:

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizou mais uma etapa do processo de conservação e recuperação dos principais monumentos do Município. Desta vez, foram entregues as esculturas Harry Forssell e a Zeca Poitena, localizadas na entrada do Complexo Educacional Harry Forssell e na Boca da Barra, respectivamente. Ambas esculpidas pelo artista plástico Ronaldo Lopes.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A escultura de Harry Forssell foi restaurada e já se encontra instalada na Avenida Rui Barbosa, na entrada do complexo que também recebe o nome do antigo político e esportista da Cidade. A imagem recebeu um acabamento com resina, material que possui maior resistência à maresia e à ação do tempo.

O monumento de Zeca Poitena passou por uma reconstituição anatômica e estética nas partes danificadas, como mãos, pescoço, cabeça, corpo e pés, nivelamento e acabamento com massa poliéster em toda a escultura, além de reparos na base, proporcionando a colocação da peça na posição original. A estátua também recebeu pintura metálica, pátina em betume, caracterizando o envelhecimento e revestimento em verniz poliéster.

 CAMPANHA – A Prefeitura de Itanhaém mantém uma campanha perene contra o vandalismo, intitulada ‘Só quem não conhece nossa história é capaz de destruí-la’, com o objetivo de despertar nos munícipes e turistas a importância de manter preservados os monumentos que retratam a importância histórica da segunda cidade mais antiga do país.  O ato de vandalismo contra o patrimônio público é crime. Munícipes podem fazer denúncias pelo telefone da Guarda Civil Municipal (153 ou 199).


Palavras-chave: , ,