Serviços
acessibilidade



Publicado em: 06/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:29
[email protected]

Turismo: aproveite o feriado para fazer um passeio pela Cidade

LAZER - Confira algumas dicas para um bom tour, além de uma lista de locais que guardam parte da história de Itanhaém



Com tantos atrativos em um só lugar, além de ser um dos destinos mais bonitos do litoral, o Município é um dos principais roteiros do Estado de São Paulo

Compartilhar:

O feriado está chegando e muitas pessoas aproveitam para conhecer a Cidade. Com previsão de clima favorável, por que não aproveitar para visitar os diversos pontos turísticos e as lindas praias que Itanhaém oferece? Confira algumas dicas para um bom passeio, além de uma lista de locais que guardam parte da história da segunda Cidade mais antiga do Brasil.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Com tantos atrativos em um só lugar, além de ser um dos destinos mais bonitos do litoral, Itanhaém é um dos principais roteiros do Estado de São Paulo. No total, são 26 quilômetros de praias e inúmeros pontos turísticos históricos, culturais e religiosos. Com o ecoturismo e o turismo náutico, outras opções são desfrutar dos passeios de barco, da pesca e de trilhas nos morros. Além disso, o Município oferece condições ideais para a prática de esportes aquáticos, como o stand up paddle, kitesurf e wakeboard.

Conheça os pontos turísticos:

CENTRO HISTÓRICO – Sendo um ambiente de cultura e de história, é conhecido por abrigar três importantes pontos turísticos: a Igreja Matriz de Sant’Anna, o Convento Nossa Senhora da Conceição e a antiga Casa de Câmara e Cadeia – hoje é o Museu Conceição de Itanhaém. Os atrativos chamam a atenção pela originalidade e preservação. Faz parte do cenário o Monumento a Anchieta, uma homenagem a São José de Anchieta. O local fica na a Praça Narciso de Andrade, Centro.

NOVA ORLA DO CENTRO E PRAIÃO – Um dos mais belos pontos da Cidade, a Nova Orla do Centro tem cerca de 2 quilômetros de extensão. É ideal para a prática de esportes e para o lazer, por ter ciclovia, espaço para skate e patins e caminhadas. Completando o cenário, o Praião (ou Praia do Centro) é uma das praias mais frequentadas e tem ótima balneabilidade, além de abrigar diversos restaurantes e quiosques que oferecem a deliciosa comida caiçara.

BOCA DA BARRA – O fascínio do encontro do mar com o Rio Itanhaém forma um dos atrativos mais encantadores de Itanhaém.  O ambiente proporciona uma vista admirável da Praia da Saudade e da Alameda Emídio de Souza, e é ideal para a prática de stand up paddle.

ALAMEDA EMÍDIO DE SOUZA – A passarela mais famosa da Cidade encanta a todos com sua paisagem e beleza natural. A pesca amadora, esportiva e artesanal são as atividades mais praticadas. O local atrai visitantes diariamente, principalmente por ser o ponto de onde saem os passeios de barco, que percorrem desde o Rio Itanhaém até o Country Clube, no Rio Preto. No total são duas horas e meia de viagem e as saídas acontecem diariamente às 9h30 e às 15h30.

RIO ITANHAÉMO Rio Itanhaém é formado pelas águas do Rio Preto e Rio Branco. Além das belezas naturais, o atrativo oferece condições ideais para os amantes de esportes aquáticos. Stand up paddle e wakeboard são algumas das modalidades praticadas.

PÍER DO PESCADOR (GUARAÚ) – O Píer do Pescador, localizado no bairro Guaraú, é um dos locais preferidos para os praticantes da pesca amadora. No local, ficam ancorados os barcos para passeio e pesca em alto mar. Outra opção que o lugar oferece são os boxes de vendas de peixes frescos como Pescada, Cação, Tainha e os Camarões Branco e Sete Barbas.

PRAIA DOS PESCADORES – Predileta dos surfistas, a Praia dos Pescadores tem 400 metros de extensão e é muito visitada também para a pesca e o lazer. Localizado entre o Morro da Sapucaitava e a Praia do Sonho, o local abriga dois dos principais pontos turísticos de Itanhaém: o Monumento Mulheres de Areia, famoso pelas gravações realizadas na primeira versão da novela de mesmo nome, da extinta TV Tupi, e a Ilha das Cabras, com enorme formação rochosa, que só pode ser acessada durante a maré baixa.

PRAIA DA SAUDADE – Sendo um atrativo pela tranquilidade que oferece, a Praia da Saudade é muito frequentada por quem gosta de ter um contato com a natureza e desfrutar do lazer e a prática da pesca que o local proporciona. Está localizada aos pés do Morro do Sapucaitava, e o acesso é feito pela trilha com entrada pela Rua Sebastião das Dores, na Prainha. Em suas proximidades está a Pedra da Carioca, que atrai diariamente a pesca artesanal e amadora.

PRAIA DOS SONHOS – Não deixando o nome a desejar, a Praia dos Sonhos é uma das mais agitadas da Cidade. Procurado por turistas e munícipes, o local oferece mais de 800 metros de paisagem natural. Está localizada entre os morros do Sapucaitava, Piraguyra e Paranambuco. Quando a visibilidade permite, é possível contemplar as Ilhas da Queimada Grande e da Queimada Pequena.

CAMA E PASSARELA DE ANCHIETA – A formação rochosa, que foi escolhida por São José de Anchieta para repouso e inspiração, hoje referência em turismo ambiental e religioso, é um dos pontos mais importantes e visitados da Cidade. O local é acessado por meio da Passarela de Anchieta, feita de madeira, com um total 220 metros de comprimento por 1,60 de largura. Do local é possível avistar os Painéis de Anchieta, homenagem ao santo.  Os mosaicos são de pastilha de vidro e ficam nas caixas d’água da Sabesp, no Morro do Paranambuco.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES – A Gruta, que fica entre as Praias do Cibratel e Sonho, apresenta uma vista maravilhosa das águas do mar que vão de encontro com as rochas. A Santa Nossa Senhora de Lurdes e a imagem da Freira Bernadete de Soubirous são os atrativos do local, que tem missas em homenagem às padroeiras todo dia 11 de casa mês.

PRAIA DAS CONCHAS – Está localizada entre o a Praia do Sonho e a Cama de Anchieta, aos pés do Morro do Paranambuco. O nome é recebido porque, ao invés da areia, o chão é repleto de conchas de diversos tamanhos e cores.  O acesso é feito pelas rochas da Praia do Sonho, onde é possível avistar a Cama de Anchieta. A prática da pesca amadora é muito frequente. Uma das vistas que o local permite é a Ilha das Cabras, localizada na Praia dos Pescadores.

MORRO DO PARANAMBUCO – O Morro do Paranambuco fica entre a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Praia do Cibratel.  Além do mar, o barulho e o cheiro de maresia, a vista aérea proporciona uma visão parcial da Cidade e de outros pontos turísticos. Quem passa pelo local também conhece as enormes pedras que o cercam. Duas delas formam o famoso ‘Portal Místico’, cercado de histórias relacionadas com a ufologia, já que muitas pessoas relatam a aparição de seres e luzes sobrenaturais.

PRAIA DO CIBRATEL E POCINHO DE ANCHIETA – Para quem procura um local calmo e expansivo, não pode deixar de lado a Praia do Cibratel, excelente para a prática do kitesurf e surf.  No local também fica o Pocinho de Anchieta, que forma uma piscina natural, aos pés do Morro do Paranambuco.


Palavras-chave: , ,