Publicado em: 13/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:26

Biblioteca Municipal terá capacitação para serviços a pessoas com deficiência

ACESSIBILIDADE - Atividade acontece nesta quinta-feira (14), das 9 às 17 horas, e oferece treinamento aos bibliotecários

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim receberá, nesta quinta-feira (14), um workshop para capacitação de serviços bibliotecários municipais, por meio do projeto Acessibilidade em Biblioteca, do Governo do Estado. A atividade acontecerá das 9 às 17 horas, na Rua Cunha Moreira, 71, Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e oferecerá capacitação e treinamento para os bibliotecários contemplados com o kit de equipamentos do projeto. Participarão representantes da Prefeitura Municipal, profissionais da própria Biblioteca Municipal e também da área de Tecnologia da Informação.

O workshop prevê diversas orientações a respeito das diferentes necessidades dos usuários deficientes, como sugestão de recursos de acessibilidade não contemplados no programa, instalação e utilização dos equipamentos de tecnologia assistiva, além de formas adequadas de atendimento e comunicação com as pessoas que apresentam diferentes tipos de deficiência, formação de acervos acessíveis e estratégias de atração de público e estabelecimento de parcerias com órgãos públicos e da sociedade civil.

APARELHOS – No mês de agosto deste ano, o prefeito Marco Aurélio Gomes e o vice-prefeito Tiago Cervantes assinaram o Termo de Doação dos Equipamentos de Tecnologia Assistiva da Acessibilidade em Biblioteca, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Na ocasião, a Biblioteca Municipal de Itanhaém recebeu o Kit Tipo 1, que conta com computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA.

Palavras-chave: , ,